O que acontece a curto e longo prazo quando raiva e ódio ficam reprimidos?

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: Qualquer sentimento reprimido, seja ele positivo ou negativo, causa uma movimentação intensa nos mecanismos de defesa inconscientes do ego, o que é chamado de psicodinâmica.

Continua após publicidade

Quando o sentimento é forte e gera amargura, a própria palavra lembra o amargo, aquilo que faz o fígado reagir produzindo energeticamente estranhos e desconhecidos impulsos que podem interferir na parte orgânica da pessoa.

Assim, a Medicina Psicossomática, com diversas e muitas interpretações, às vezes contraditórias, procura entender a causa de doenças como câncer, problemas cardíacos, esqueléticos, musculares etc.

Portanto, guardar um sentimento NOCIVO dentro de si, certamente fará com que, a médio ou longo prazo, haja manifestações físicas, desde estas doenças que mencionei e até mesmo uma "simples" estafa emocional.

O melhor caminho, na minha opinião, é procurar a origem de tamanho sentimento, descobrir a "ferida egoica" que ele causou, e tratá-lo para não sofrer mais depois.

Continua após publicidade

SERVIÇO

Mais infrmações sobre psicossomática em: http://www.psicossomatica.org.br – site da Associação Brasileira de Psicossomática