Saiba quais alimentos auxiliam no bronzeamento da pele

por Patricia Davidson Haiat

Uma boa alimentação pode auxiliar na manutenção do bronzeado e na proteção da pele, deixando a mais saudável e prevenindo o envelhecimento.

Continua após publicidade

Alimentos ricos em betacaroteno precursor da vitamina A, auxiliam na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, sendo os mais cotados para uma manutenção do bronze perfeito. Além disso, são antioxidantes que fazem uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca e assim previnem o envelhecimento da pele pela exposição ao sol.

Esses nutrientes podem ser encontrados em vegetais verde escuros (espinafre, repolho, brócolis, agrião) e fruta alaranjadas como cenoura, abóbora, manga e mamão. Alem destes, existem outros nutrientes que agem como antioxidantes também para complementar a açõa da vitamina A nessa atividade. São eles, a Vitamina C encontrada na laranja, tangerina, abacaxi, acerola, goiaba e caju; a vitamina E, encontrada na gema de ovo, sementes de gergelim, girassol, castanha, amêndoas e azeite; e os flavonoides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva, cereja.

Para garantir o bronzeado perfeito no verão então, basta manter uma regularidade desses alimentos no cardápio diário, ou seja, consumir um pouco desses alimentos ao longo do dia para se ter uma reserva orgânica de betacaroteno e antioxidantes. E antes de se expor ao sol pode ser consumido um suco com vários desses alimentos para potencializar esse efeito.

Qualquer tipo de pele se beneficia de uma alimentação equilibrada junto com uma boa hidratação, pois esta é uma outra aliada na prevenção do envelhecimento cutâneo e na proteção da radiação ultravioleta. A água alem de evitar a desidratação, ajuda a manter os nutrientes ativos nas reações metabólicas garantindo o bronzeamento perfeito. Para isso, deve-se manter o consumo pelo menos de 2,5 litros de água, água de coco, sucos de frutas, dentre outros líquidos durante o dia todo e principalmente na praia, na piscina ou quando exposto ao sol. Pode-se aumentar o consumo de líquidos com uso de chás e de água aromatizadas, por serem uma fonte de flavonoides, hidratam e reagem contra os radicais livres. Mas atenção estes dois últimos não substituem a água.

Continua após publicidade

Receitas para uma pele bronezada e saudável no verão

Suco bronzeador

1 copo pequeno de suco de laranja
1/2 beterraba crua
1 cenoura média
1 colher de sopa de óleo de semente de uva

Continua após publicidade

Modo de preparo

Centrifugue a cenoura e a beterraba, misture ao suco de laranja e o óleo de semente de uva

Suco antioxidante

½ cenoura
1 copo pequeno de suco de laranja
1 folha de couve crua
1 colher (sopa) de hortelã
1 colher de farinha de berinjela
1 colher de semente de linhaça

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Tome com gelo.

Vitamina do verão

1/2 beterraba
1/2 cenoura
1/2 maçã
50 ml de suco de uva 100 % integral
1 colher (sopa) de salsinha
3 amêndoas
100 ml de água de coco

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Tome com gelo.

Águas aromatizadas

Gengibre refrescante
Água 400ml
Hortelã – 1 ramo macerado
Gengibre – 2 fatias maceradas
Limão – suco de 1 limão

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e adicione bastante gelo dentro. Beber ao longo do dia.

Pepino gelado

500 ml de água
1 pepino
1 maçã
2 talos de aipo
1 gomo de limão (opcional)

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes, bata com água (500ml) e sirva.