Treine a controlar seus pensamentos

por Emilce Shrividya Starling

Estudamos, aprendemos a exercer uma profissão, treinamos a dirigir carro e muitas outras coisas, mas não somos treinados para governar nossa própria mente. Não aprendemos a administrar nossas emoções e nossos problemas.

Continua após publicidade

E, assim, os pensamentos nos dominam, as emoções nos controlam. Ficamos perdidos dentro da turbulência da mente e das emoções perturbadoras.

Os estudos, a educação, a ciência ocidental nos preparam para vivermos no mundo externo. Porém não somos preparados para descobrir e comandar nosso mundo interno. Podemos dominar a tecnologia, mas não somos treinamos para vencer os medos, as angústias, para descobrir a coragem e o contentamento dentro de nós.

Muitas pessoas vivem sem objetivos, sem metas, sem ideais. Algumas foram preparadas somente para vencer e não sabem lidar com suas fragilidades e erros. Vivem presas no perfeccionismo e, por causa disso, não sabem criar, inovar, ousar, fazer mudanças positivas. Não se valorizam. Acham que apenas os outros têm valor e conseguem sucesso. Não acreditam no próprio potencial.

Para superar os padrões mentais negativos, é importante conhecer a si mesmo. Aprender a lidar com a mente e ter autocontrole sobre as emoções.

Continua após publicidade

Porém, quem consegue entender ou controlar a emoção plenamente? Será possível ter pleno autodomínio?

Como a energia emocional é sempre flutuante, não podemos ter domínio completo de nossas emoções. Entender isso nos liberta do peso do perfeccionismo. Não precisamos ser perfeitamente equilibrados. O importante é saber voltar ao equilíbrio.

Precisamos dissolver as emoções doentias do mau-humor, da ansiedade, do negativismo. Quem tem emoções doentias é instável e desprotegido, e qualquer problema ou ofensa o perturba.

Continua após publicidade

Existem muitas emoções poderosas como raiva, ódio, inveja, insensibilidade, desejos, apegos que escravizam as pessoas.

Alguns pensam: “Se eu conseguisse ser rico, seria completamente feliz”. “Se eu comprasse o que desejo, seria feliz”. “Se eu fosse feliz no amor, não sofreria…” Mas muitos ricos e felizes no amor sofrem com as emoções descontroladas.

Quem tem emoções saudáveis é tranquilo, contente, sente-se protegido. É capaz de superar os desafios e administrar melhor seus problemas.

Para ter paz de espírito, mais saúde e alegria, é necessário aprender a não ser aprisionado pelos pensamentos e emoções doentias. Precisamos aprender a ser líder de nós mesmos.

Para isso, temos que entender nosso ego negativo, que é o conjunto das emoções doentias e conflitos internos como: depressão, pânico, pensamentos obsessivos, fobias, timidez, arrogância, complexo de inferioridade, preocupação exagerada com a própria imagem ou com o futuro.

Ao tomar consciência da prisão interna que vem das emoções negativas, precisamos ter a resolução de nos libertar. Não podemos mais permitir sermos dominados por esse lixo mental, pelos entulhos psíquicos que se acumulam em nossa mente.

Não podemos ser pessoas passivas e submissas dominadas pelas frustrações, pelos conflitos emocionais que destroem nossa paz. Não podemos acreditar nos pensamentos negativos, nas fantasias e medos criados pela mente, que geram tanto sofrimento, nos paralisam, tirando a alegria de viver.

Para vencer o ego negativo é necessário aprender a ser humilde. Reconhecer os erros e aprender com eles. Entender que é humano, com defeitos e imperfeições, que pode falhar, chorar, ter inseguranças.

Os agressivos, intolerantes, arrogantes parecem fortes, mas são frágeis e infelizes, porque eles têm medo de reconhecer sua limitações e falhas, têm medo de chorar, de perdoar.

O yoga nos ensina que a gentileza pode parecer frágil, mas ela vence o ego negativo.

Quem é gentil, humilde, paciente conquistou as emoções negativas, tem autodomínio e a força do espírito. Tem a vontade hábil da alma.

O yoga nos diz para ser forte como um aço e, ao mesmo tempo, macio como a manteiga. Duro como um diamante e suave como uma pétala de rosa.

Encontrar esse equilíbrio é um grande desafio. Essa é a meta do yoga: viver o dourado caminho do meio, como diz a Bhagavad Gita, uma sagrada escritura do yoga.

Antes de praticar hatha yoga e meditação, eu era dominada pelos medos imaginários sobre o futuro, pelas lembranças negativas do passado. Isso gerava inquietação, ansiedade e insônia.

Eu me sentia prisioneira dentro de mim mesma. Possuía tudo para ser feliz, mas vivia preocupada, insegura, angustiada, pois faltava a tranquilidade da mente. Tinha medo de perder minha felicidade. Sofria por causa de meus pensamentos e emoções negativas.

Consegui mudar o curso de minha vida e ser autora de minha história. Tenho superado conflitos internos, traumas da infância e estou reeditando o filme do inconsciente. Estou melhorando cada dia mais.

Isso tem sido fácil? Com certeza não. É o resultado de muita determinação, perseverança e disciplina nas práticas de meditação, no canto dos mantras, na prática da hatha yoga, no trabalho altruístico. Muita devoção a Deus e autoesforço.

Hoje agradeço minha vida, minha saúde, minha alegria interior, minha serenidade, meu entusiasmo, meu relacionamento harmonioso com meu marido (somos casados e felizes há 38 anos), com minhas queridas duas filhas, à prática abençoada da Filosofia do Yoga.

Tenho aprendido com o yoga, as “ferramentas” necessárias para equilibrar minhas emoções, para dominar meus pensamentos, para dormir bem, para saborear a vida com um coração agradecido. Tenho desenvolvido fé, confiança no Ser interior e na Providência divina.

Construa. você também uma mente positiva, com arquivos positivos. Quando um pensamento negativo ‘assaltar’ sua mente, afaste-o com determinação. Não acredite nele. Duvide dele.

Quando surgir aquele arquivo negativo, aquela emoção subterrânea, que vem de memórias guardadas, volte-se para os pensamentos positivos e sentimentos positivos.

Seja o autor de sua própria vida. Treine a governar seus próprios pensamentos. Reedite sua história. Mude o curso de sua vida.

Contemple as palavras de Chico Xavier, na mensagem do espírito de Emmanuel:

“Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes.
São as fontes de atração e repulsão na tua jornada.

Não reclames, nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.

A mudança está em tuas mãos.
Reprograma tua meta, busca o bem e viverás melhor.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo Fim.”

Fique em paz! Namaste! Deus em mim agradece Deus em você!