Copa do Mundo: levar jogo muito a sério pode causar infarto, indicam estudos

por Elisa Kozasa

Copa do Mundo e é uma oportunidade de reunir os amigos, organizar a torcida, comprar camisetas, bandeirolas, vuvuzelas. Até o almoço do domingo com macarrão pode receber a marca verde e amarelo. E vem a cervejinha.

Continua após publicidade

Começa o jogo e é uma alegria! Todo mundo se divertindo, se distraindo e aproveitando para esquecer e se relaxar dos problemas do dia a dia. Até aqui tudo bem.

O problema começa quando algumas pessoas levam a torcida a sério demais e podem entrar em um estado de profundo estresse. Goooool!!! É o que mais queremos ouvir nesta época de Copa do Mundo, mas nem sempre é do time para o qual estamos torcendo. E isso para algumas pessoas é o fim do mundo.

Literalmente tem gente que morre do coração de tanto torcer! Alguns estudos mostram o aumento de eventos cardiovasculares agudos durante os jogos de futebol de uma Copa do Mundo.

O estresse nesse caso, pode estar associado com o aumento de mediadores inflamatórios e vasoconstritores que reduzem a passagem do sangue em importantes vasos sanguíneos como os que irrigam o coração. E se a pessoa já tiver um problema na circulação do sangue no coração, isso pode aumentar as chances de um infarto do miocárdio.

Continua após publicidade

É claro que não é fácil, mas é importante levar os eventos da vida menos a sério e se divertir. Caso contrário, um momento que deveria ser agradável como assistir a um jogo de futebol, pode trazer consequências bastante ruins para nós mesmos e nossa família.

Deixe de lado a rivalidade doentia e fique com a competição saudável. O que vale são os amigos com os quais compartilhamos as alegrias das vitórias e a tristeza das derrotas de nosso time do coração! Além é claro de esperar o pós-jogo para comentar o desempenho dos jogadores, o que o técnico deveria ter feito ou não e é claro “xingar a mãe do juiz”.

Somos brasileiros e já nascemos apaixonados pelo futebol. Por sorte a chance de nosso time ter mais vitórias do que derrotas é maior que a da maioria dos outros países, ainda mais jogando em casa.

Continua após publicidade

Dicas de leitura:

Wilbert-Lampen U, Nickel T, Leistner D, Güthlin D, Matis T, Völker C, Sper S, Küchenhoff H, Kääb S, Steinbeck G. Modified serum profiles of inflammatory and vasoconstrictive factors in patients with emotional stress-induced acute coronary syndrome during World Cup Soccer 2006. J Am Coll Cardiol. 2010 16;55(7):637-42.