Power plate tem alguma contraindicação?

por Milena Liste

"Eu tenho hipotireoidismo de hashimoto."

Continua após publicidade

Resposta: Como você deve saber, o hipotireoidismo de hashimoto (nome dado em homenagem ao médico Dr. Hashimoto) caracteriza-se pelo metabolismo diminuído da glândula tireoide com prevalência em mulheres de 20 a 40 anos, com causa ainda estudada, podendo ser: genética, excesso de iodo na alimentação, multiparidade (muitos partos), produtos tóxicos, entre vários outros.

É uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo produz anticorpos que atacam a glândula tireoide. A reposição dos hormônios é obrigatória como forma de tratamento principal.

A glândula tireoide tem uma função importantíssima no metabolismo do corpo, isto é, tudo o que vai acontecer no nosso organismo, praticamente tem que ter os hormônios tireoidianos. Os hormônios tireoidianos Tiroxina, T3 e T4 funcionam como uma orquestra em todas reações dos tecidos viscerais, cardíacos, sistema nervoso e músculo-esquelético. A diminuição deles, como ocorre no hipotireoidismo, irá também diminuir o metabolismo nos tecidos.

Não é necessário dizer que a tireoide é vital para realização dos exercícios e vice-versa. Sabe-se que o exercício aeróbico aumenta o metabolismo, auxiliando no funcionamento dos hormônios de todas as glândulas. Existem relatos (contrários ao seu caso) de hipertireoidismo, onde há excesso de hormônios tireoidianos que afetam o sistema nervoso podendo causar tremores musculares.

Continua após publicidade

Como o power plate é uma plataforma vibratória com objetivo inicial de treinar equilíbrio, força muscular, estabilidade e percepção corporal (propriocepção) em atletas pós-cirúrgicos, sua característica são os tremores musculares. Porém, não há contraindicação direta do uso desse em pessoas com hipotireoidismo, uma vez que o objetivo dessa plataforma é equilíbrio, força muscular e propriocepção.

Sem dúvida que não é um tipo de exercício ideal para o seu caso. O que você precisa é de exercício aeróbico (caminhada, corrida, bicicleta, natação, step, jump) associado a exercícios musculares (ginástica localizada, hidroginástica, musculação) e alongamento.

Boa sorte nos seus treinos e visite regularmente seu endocrinologista.

Continua após publicidade