Você cuida do seu corpo da mesma forma que cuida de sua casa?

por Emilce Shrividya Starling

Nosso corpo é nosso amigo e trabalha silenciosamente para nós. Os músculos e nervos trabalham para realizar os movimentos programados pelo nosso cérebro. A vida respira em nós com seu fluxo natural. Tudo funciona perfeitamente para nos dar a oportunidade de viver neste planeta.

Continua após publicidade

Por alguns instantes, feche seus olhos e sinta seu corpo. Como em uma viagem interna, percorra-o da cabeça aos dedos dos pés. Sinta seu rosto, o pulsar de seu coração, o ritmo da sua respiração, o movimento do diafragma quando você inspira e expira. Perceba sua energia vital. Você está vivo!

Reflita agora o que você tem feito para manter sua saúde.

Tem contribuído para fortalecer essa energia vital ou tem destruído lentamente seu organismo?

Tem ouvido seu corpo? Entende os sinais que ele lhe emite ou apenas toma um comprimido para qualquer indisposição ou dor, sem averiguar a causa do problema?

Continua após publicidade

Entenda que para você ter saúde, precisa nutrir e fortalecer essa energia vital através do corpo e mente saudáveis.

A saúde é uma conquista. É o resultado de uma boa alimentação, bom sono, exercícios regulares, pensamentos positivos e alegres, bom humor e de uma mente agradecida e serena.

Compare seu corpo e sua mente com sua casa. Assim como cuida bem de sua casa para ter conforto, limpando-a diariamente, precisa cuidar diariamente da sua casa-corpo e da sua casa-mente.

Continua após publicidade

Somos o que comemos

É necessário alimentar nosso corpo de maneira apropriada, purificá-lo com bons hábitos, evitando toxinas como álcool, cigarros, drogas, doces em excesso, comida gordurosa e pobre em nutrientes.

Evite carboidratos refinados e com alto índice glicêmico como arroz branco, açúcar branco e farinha branca. Prefira alimentos integrais, como pão integral ou de grãos e arroz integral. Coma mais frutas, legumes e verduras.

Para manter o peso ideal, vitalidade e saúde, coma seis refeições ao dia, com moderação, optando por qualidade em vez de quantidade. Evite as gorduras saturadas e hidrogenas (gorduras trans).

Prefira alimentos que retardam o envelhecimento como pequena porção de amêndoas, nozes, castanha do Pará (duas por dia), damasco, figo seco, banana, maçã, brócolis, tomate, folhas verdes em geral, aveia, quinoa (proteína vegetal), grão de bico, lentilha, feijão.

É bom aumentar o consumo de ômega 3, que é essencial para combater radicais livres, que são muito maléficos, trazendo muitas doenças, além de acelerar o processo de envelhecimento. Para isso, use 1ou 2 colheres de sopa de linhaça dourada diariamente, mesclando-a com banana, outras frutas, iogurte. A linhaça é ótima para pressão alta, para diminuir o colesterol, triglicérides e glicose, para o bom funcionamento do intestino, melhorando assim todo o organismo.

Aprenda a ouvir e respeitar seu corpo. Leia mais sobre nutrição e alimentos saudáveis. Reflita que não vale a pena sentir um prazer na boca, sempre tão rápido, e que se torna como um veneno, destruindo o organismo. Busque o prazer benéfico, com discernimento e sabedoria.

Quando começar a resistir às tentações nocivas, às antigas tendências de sua mente, verá como é bom ter o autodomínio sobre seus sentidos e desejos. Em vez de se empanturrar de doces, sorvetes calóricos, refrigerantes e frituras, se deleite com o sabor das variadas frutas, sucos e grelhados.

Fique consciente de que nosso corpo não nasceu para permanecer parado. Precisa de movimento e dinamismo para não adoecer. Podemos envelhecer sentindo boa disposição se tivermos cuidados constantes, nos libertando do sedentarismo e comodismo.

É importante fazer caminhadas diárias. E, você pode optar por algumas práticas como:

Hatha yoga, alongamentos, musculação bem orientada, tai chi chuan, dança de salão, dança do ventre. Escolha o que mais se adapta a você e pratique com entusiasmo, motivação e prazer.

Certa vez, participei com minhas duas filhas do Circuito Vênus, Corrida e Caminhada de 5 km para mulheres, em São Paulo, comemorando o Dia da Mulher.

Foi muito bom participar com tantas mulheres animadas e entusiasmadas. Senti muita alegria de estar junto de minhas filhas nesta jornada. Elas correram em um ótimo tempo de corrida e para isso treinaram muito, fazendo o doce autoesforço que ensinamos no yoga. Percebi que elas absorveram a filosofia e atitude do yoga, de cuidar do corpo, da mente e do espírito, com amor, entusiasmo e determinação.

Saúde começa na mente

Lembre-se também que algumas das causas do desequilíbrio físico e emocional é o estresse, os sentimentos negativos como raiva, medos, depressão, pânico e angústia. A saúde começa na mente, sem ansiedade, sem estresse. E, para alcançar equilíbrio emocional e serenidade, o relaxamento e a meditação regular são práticas indispensáveis.

Contemple agora o que foi feito hoje por você e para uma boa qualidade de vida amanhã. Perceba que hábitos podem mudar e invista em você mesmo. O corpo vai lhe agradecer respondendo em melhor disposição e bem-estar. Fique em paz! Namastê! Deus em mim saúda Deus em você!