Verão: desafio para começar a malhar ou para ficar em forma?

por Milena Liste

Apesar do biotipo individual, isto é, ser magro, baixo, gordo, alto, braços e pernas longas, braços e pernas grossas, todos os anos, nessa mesma época, recebo as seguintes questões:

Continua após publicidade

"Como emagrecer rápido?"; "Como faço para adquirir músculos em quatro semanas?"; "Não como nada exagerado, mas não perco peso e nem a barriga"; "Tenho pernas finas" e por aí vai…

Perder peso

Minha resposta deve ser frustrante, pois perder peso rápido traduz-se em perda de água e músculo, então não existe emagrecer (gordura) em sete dias. Além de não ser nada saudável.

Ficar sarada

Continua após publicidade

Um músculo só produz mais fibras musculares (que é a célula muscular) entre quatro a oito semanas com uma carga de moderada a alta. Se você for sedentário e começar a malhar agora, tem que iniciar leve e ao longo de oito semanas trabalhar mais pesado para hipertrofiar (aumentar o músculo de tamanho). Portanto, não dá para ficar "fortão" ou "sarada" na praia em quatro semanas!

Não dá para ficar sarada em 4 semanas

Perder barriga

Somos todos mamíferos. Ao longo dos anos, o mamífero acumula gordura embaixo da pele e na área abdominal ou visceral. São reservas energéticas para eventuais estresses, como trabalho, doenças entre outras. No caso dos bichinhos de estimação, eles têm que ter reservas para caçar, pular grandes distâncias e alturas, correr, brigar com os outros bichos. Como atualmente eles não necessitam mais fazer isso, observe os pets da sua casa que são mais velhos… gordinhos e barrigudos!

Continua após publicidade

Corpo é sábio

Nosso corpo é sábio, pois tudo o que comemos a mais, ele transforma em reserva energética, seja abaixo da pele do corpo, seja entre as vísceras, em volta do fígado, pâncreas, estômago, intestino. Mas, não se desespere! Você pode afinar sua silhueta com uma alimentação adequada. Ao fazer uma reeducação alimentar, você vai perder os milímetros de gordura que estão sob a pele. Ao realizar atividade aeróbica: caminhada ou corrida, bicicleta, natação ou hidroginástica, você irá literalmente queimar a gordura visceral – aquela proeminência na sua cintura.

O verão está chegando! Sempre é maravilhoso ter um ânimo para iniciar um novo desafio.

Dieta saudável e equilibrada, exercícios físicos na medida certa, alegria no dia a dia, disposição para os novos objetivos… Comece hoje mesmo e prepare se para o verão 2017!