Como conduzir o tratamento de osteoporose?

por Milena Liste

"Um homem de 55 anos com osteoporose idiopática pode fazer alguma fisioterapia eficaz? Qual especialista procurar?"

Continua após publicidade

Resposta: Além da nutrição adequada e farmacologia propicia para osteoporose, o ganho de massa muscular é fundamental para evitar quedas através do fortalecimento e da realização de exercícios que forneçam impacto e assim estimule o aumento da densidade mineral óssea (DMO).

Os exercícios de musculação, corrida, caminhada, pular corda, se devidamente autorizados pelo seu médico, são atividades ideais, porque o impacto articular gera uma "nuvem elétrica " de cargas negativas nas epífises
(extremidades) ósseas e quando o cálcio (positivo) da corrente sanguínea circulante se aproximar dessa região, ele será atraído pela eletronegatividade e fixará ao osso aumentando assim sua DMO.

Outra razão é que todo músculo, cuja extremidade é um tendão, quando termina ou insere no osso, está literalmente grudado na superfície óssea. Uma vez o músculo ao se exercitar, raspa o osso nessa inserção promovendo uma negatividade, chamada de efeito piezelétrico, atraindo também o cálcio.

Profissionais de saúde

Continua após publicidade

Os profissionais de saúde que você deve procurar são profissional de Educação Física e fisioterapeuta em reumatologia ou clinica médica geral.

Para acrescentar, atividades que não promovem aumento de DMO são natação e bicicleta.

Agora, se você e muito fã dessas modalidades, faça uma ou duas vezes semanais e o resto, musculação, caminhada e/ou corrida.

Continua após publicidade

Boa sorte!