Preocupado com seu hálito? Saiba como melhorá-lo

por Ana Cristina Mendes

A halitose, o mau hálito passageiro, é normalmente um problema trivial causado por certos alimentos ou bebidas, fumo ou higiene bucal deficiente. Normalmente, as substâncias químicas contidas nos alimentos são os principais responsáveis. O mau hálito causado por ingestão de cebola e alho, por exemplo, deve-se ao alto teor de enxofre desses alimentos. O cheiro de vinho, cerveja e muitas outras bebidas alcoólicas permanece prolongadamente no hálito, e o tabaco, em qualquer forma, também provoca mau hálito.

Continua após publicidade

A saliva controla o desenvolvimento de bactérias na boca. Uma queda na produção de saliva, seja durante o sono ou com o declínio natural da sua produção com a idade, permite a proliferação de bactérias e formação de placa bacteriana, película que recobre os dentes. Essas circunstâncias são responsáveis pelo mau hálito das pessoas ao acordar assim como pelo hálito forte das pessoas mais velhas.

O mau hálito pode ser facilmente sanado através de uma boa higiene dental, da restrição de certos alimentos e da abstenção do álcool e do tabaco. Se o mau hálito persistir mesmo após a adoção destas medidas, é importante consultar um dentista e, se nenhuma causa for encontrada, é necessário consultar um médico.

O mau hálito contínuo pode ser um sintoma de algumas doenças como insuficiência renal, distúrbios do fígado, do estômago, diabetes…facilmente identificáveis por um médico. Outros problemas que podem causar o mau hálito são: amigdalite, sinusite, bronquite, infecções respiratórias e alguns tipos de câncer. As doenças que reduzem o fluxo de saliva, como o lúpus, também podem causar mau hálito.

Soluções

Continua após publicidade

Um leve mau hálito pode melhorar através do uso de um antisséptico bucal ou da ingestão de alimentos e ervas que disfarcem o odor. Mastigar algumas folhas de hortelã ou salsa, anis ou sementes de erva-doce podem refrescar o hálito.

Para fabricar seu próprio antisséptico bucal, coloque 3 cravos-da-índia inteiros em infusão ou ¾ de uma colher de chá de cravo moído em água quente por 20 minutos.

É importante você consumir bastante alguns alimentos amargos para estimular o fluxo de saliva (jiló, rúcula, agrião, aspargos, etc) e alimentos que refrescam o hálito (salsa, hortelã, maçã, pêra, pepino, etc)

Continua após publicidade

É importante, durante as refeições mastigar bastante os alimentos, a fim de produzir boa quantidade de saliva para a digestão dos mesmos

Beba bastante água, sucos de frutas, chás de boldo, carqueja e hortelã

Reduza o consumo de alimentos doces e pegajosos a fim de reduzir a placa bacteriana: doces em calda, doces em pasta, jujubas, geléias, etc

Reduza o consumo de alho e cebola crus (prefira cozidos) e outros alimentos com cheiro muito forte

Evite bebidas alcoólicas e tabaco

Evite drogas, pois deixam a boca seca

Se o mau hálito persistir, procure um médico para tratar da causa.