Cuidados com a alimentação fora de casa durante o verão

Da Redação

Nos primeiros meses do ano, é registrado grande número de doenças por conta da ingestão de alimentos contaminados. Sobretudo no verão, com a chegada das férias e o aumento do calor, a tendência é que as pessoas recorram às refeições fora do lar, em restaurantes e bares. O fato é que, em muitos casos, esses estabelecimentos não possuem técnicas e equipamentos adequados de conservação da comida.

Continua após publicidade

Por isso, os consumidores devem ficar atentos a alguns cuidados:

1. Observe a higiene do local

Para evitar problemas causados por alimentos contaminados ou mal-conservados, o primeiro passo é observar a higiene do restaurante e as condições em que são servidos os alimentos. Segundo o especialista em controle de qualidade em cozinhas profissionais Francisco de Paula, um exemplo é a apresentação de saladas nos estabelecimentos comerciais, principalmente em self-services. “As saladas com caldo e que contêm maionese precisam de refrigeração, o que muitos restaurantes não fazem. A maioria coloca em temperatura ambiente e imediatamente serve-as”, afirma.

2. Escolha bem onde comer

Continua após publicidade

Por conta da pressa, muitas pessoas recorrem a estabelecimentos que oferecem comida preparada rapidamente. Em muitos deles, há descuido tanto na apresentação dos alimentos quanto no uso de equipamentos adequados. Por isso, a dica é optar por restaurantes que possuam certificado de fiscalização e que recebam orientação de nutricionistas.

3. Fuja dos alimentos com maionese

Evite o consumo de massas e refeições produzidas com maionese, principais causadores de intoxicação alimentar. Tanto esses tipos de alimentos, quanto os lanches naturais, devem ser conservados a temperaturas que variam de 2º a 6º, consideradas “temperaturas gerais” nas cozinhas industriais.

Continua após publicidade

4. Conheça as várias condições de conservação

A carne, por exemplo, é mais uma causadora de doenças alimentares e precisa estar a uma temperatura que varia de 0º a 4º. Muitos estabelecimentos ignoram isso e mantêm salgados que contém carne em espaços com temperatura ambiente. Na hora de oferecer ao consumidor, os vendedores simplesmente esquentam os alimentos em equipamentos como micro-ondas. Essa atitude é incorreta, já que produtos gordurosos e fritos precisam ser esquentados a uma temperatura que varia de 80º a 90º para depois serem consumidos.