Pensamentos negativos precisam ser cortados pela raiz

por Emilce Shrividya Starling

A essência do Yoga é estar dirigindo a própria vida. O Yoga nos leva ao autoconhecimento e ao autodomínio através da compreensão dos mecanismos da mente e de como acalmá-la, entendendo que o poder está na mente, que tudo começa em nossa mente.

Continua após publicidade

O Yoga nos afirma: "Você é o que pensa". "Você se tornará o que pensa." Com a mente, criamos nossa felicidade, infelicidade, saúde ou doenças.

A mente segue os impulsos dos sentidos e das emoções, e domina a razão e o discernimento. Cria medos sem fundamentos, estados emocionais aflitivos e sofrimentos inúteis.

Um dos ensinamentos básicos do Yoga é a vigilância sobre os pensamentos, cortando na raiz os pensamentos negativos, assim que eles surgirem, através da observação e substituindo-os por pensamentos opostos e positivos.

A melhor batalha a ser enfrentada é conquistar a mente negativa e transformá-la em positiva. Vale mais conquistar a si mesmo que mil exércitos.

Continua após publicidade

Contemple o terceiro verso dos Oitos Versos para o treinamento da mente. E determine-se a segui-lo para conquistar a tranquilidade:

"Que eu aprenda, em todas as ações, a perscrutar e observar a mente,
Para que, tão logo surja uma emoção perturbadora.
Que traga, a mim e ao outro, algum sofrimento,
Que eu a enfrente com firmeza, afastando-a".

Assimile esse sábio ensinamento. Aprenda a observar a mente para perceber quando surgir uma emoção perturbadora que causa sofrimento a você e aos outros. E desenvolva a determinação e a firmeza de, imediatamente, enfrentá-la e afastá-la.

Continua após publicidade

Emoções como raiva, orgulho, inveja, desejos, ciúmes impedem a paz interior e alegria. Essas emoções perturbadoras são nossos verdadeiros inimigos e não podemos permitir que continuem em nossa mente.

Bloqueie essas emoções negativas assim que surgirem, usando como antídotos qualidades opostas. Em vez de raiva, cultive a paciência e tolerância. Em vez de orgulho, cultive a humildade. Em vez de inveja, sinta bondade. Em vez de ciúme, pense em confiança.

Muito importante interromper a emoção negativa antes que ela crie raízes e se desenvolva dentro de nós. Daí, a necessidade do treinamento da mente, que é observar os pensamentos, identificar os pensamentos negativos e cortá-los pela raiz, substituindo-os pelos seus opostos.

Em vez de pensar: "É difícil. Não posso. Não consigo. Sou incapaz." Adote outra atitude, e pense: "Eu posso. Eu consigo. Vou melhorar cada dia mais. E assim será".

Por exemplo, liberte-se do hábito negativo da preocupação que cria ansiedade e lixo mental que se acumulam na mente, gerando medos, angústia, ansiedade.

Para conseguir isso, treine-se para observar a mente e identifique os padrões mentais da preocupação. Em vez de permitir que a mente crie sofrimentos desnecessários, fantasiando o pior quando alguém que você gosta se atrasa, adoece ou viaja, aquiete sua mente. Corte na raiz, imediatamente, todo e qualquer pensamento positivo.

Não acredite na mente negativa. Não confie em pressentimentos ruins, em crenças negativas, nem alimente fobias. Duvide desses pensamentos. Questione essas dúvidas, ciúmes e medos.

Entenda que ficar preocupado apenas cria sofrimentos inúteis. Perceba que é ilusão e armadilha da mente negativa. Compreenda que a mente negativa apenas pensa e duvida. Ela não sabe o que é paz, portanto não permita que essa mente fique exacerbada, lhe controlando como um marionete.

Liberte-se das amarras da mente. Em vez de se preocupar, desenvolva o hábito de agradecer às pessoas, aos acontecimentos e coisas. E comece a ser mais contente com o que você tem no momento presente.

A Filosofia do Yoga nos ensina que se conseguíssemos treinar a mente para ter pensamentos positivos, nós nos tornaríamos fortes e tranquilos. Mas, infelizmente, devido à nossa fraqueza mental, deixamos a mente vagar para o passado, para o futuro e em mil direções. E assim, ficamos perdidos nas criações da mente. Inseguros, com medo de algo de ruim aconteça a qualquer momento, insatisfeitos e frustrados por não realizarmos nossos desejos.

Com a prática constante desse treinamento da mente, é possível sermos mais saudáveis, livres e contentes.

É uma arte a ser conquistada, portanto, com motivação, determinação e vontade firme da alma, comece agora esse treinamento e seja mais feliz apesar de…! Namastê! Deus que habita em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!