Cosmésticos coreanos: prós e contras para a pele da brasileira

por Sonia Corazza

Vivemos um boom dos produtos coreanos para makeup chegando às prateleiras mundiais, com muita inovação. Como tudo na vida, há um lado magnífico e um não tão bom. Vamos ver os três pontos bons e os três ruins dessa avalanche de BB Creams, Cushions, e outros produtos coreanos, para a pele da brasileira.

Continua após publicidade

Pontos positivos

1- Os pigmentos são ultramicronizados e tratados com coberturas que doam um espalhamento ímpar. Com isso você consegue maior naturalidade e melhor cobertura de imperfeições, como rugas, manchas e espinhas.

2 – O sensorial é muito aveludado, graças às novas fórmulas que *emulsionam quantias gigantescas de silicone. É um verdadeiro acolchoado para cobrir a pele.

3- As apresentações de bases líquidas em forma de Cushion, – uma almofada de espuma impregnada de base líquida -, ou blush ou outro produto, facilita a aplicação sobre a pele, evitando superdosagem.

Continua após publicidade

Pontos negativos

1- Há muita concentração de pigmentos brancos, como dióxido de titânio, óxido de zinco e micas. Essa concentração é bem-vinda para a pele bem tratada da coreana, que foge do sol como o diabo da cruz, mas terrível para a pele da brasileira, naturalmente mais foto exposta, deixando um visual mais marcante e artificializado.

2 – Nosso país é quente o ano inteiro. Todas as amostras que recebi e avaliei dos BB Creams, bases líquidas e cushions coreanos, NÃO PASSAM nos testes de estabilidade que conduzo no laboratório. Conclusão: você sempre vai comprar um PRODUTO INSTÁVEL, onde as fases da fórmula estãoseparadas e assim deixam a pele propensa a problemas que vão de sensibilidade cutânea, ao ataque microbiano por perda da proteção dada pelos conservantes.

Continua após publicidade

3 – As fórmulas não foram criadas para a pele da brasileira, que tem uma variedade de tons muito maior que a pele coreana. Portanto, fique atenta ao escolher a melhor cor para sua pele e, se necessário, busque a orientação de um maquiador para fazer a compra certa.

* Emulsão é a mistura entre dois líquidos imiscíveis (não misturáveis)