Beleza masculina: o novo homem

por Sonia Corazza

Hoje há uma maior consciência masculina em relação aos cuidados pessoais com a saúde. O homem começa a se cuidar de forma mais abrangente, levando em consideração a importância do tripé:

Continua após publicidade

Alimentação balanceada + atividade física regular + rotina de higiene pessoal. Muito se tem falado no novo homem, do homem clássico e dos outros 'tipos' de homem.

Parece simples? Não é. Muitos conceitos e tabus, implantados a séculos na mentalidade das pessoas traz uma conotação de que homem que cuida da pele não é homem: que absurdo! Mesmo a indústria cosmética, que a cada dia inova com a oferta de produtos bem formulados e totalmente customizados para as necessidades de pele e cabelos masculinos, se debate sempre com o mesmo problema: Como trazer opções de produtos efetivos e simples de usar, que não firam os parâmetros de masculinidade vigentes.

Tipos de homem

Nos últimos tempos temos ouvido muito falar em metrossexual, aquele tipo de homem bem estabelecido profissionalmente, que não tem medo de mostrar que cuida da sua beleza. O escritor Mark Simpson que inventou o termo coloca o metrossexual como um homem urbano com forte senso estético, que dedica muito tempo e dinheiro à aparência e estilo de vida, com acesso aos melhores centros de compra e estética, academias de ginástica e cabeleireiros.

Continua após publicidade

Interessante, não? Mas não pára por aí. Na outra ponta tem o retrossexual como o homem com senso estético subdesenvolvido que gasta o mínimo de tempo e dinheiro possível com sua aparência e estilo de vida.

Já o uberssexual é o homem heterossexual que é masculino, confidente, compassivo e tem estilo próprio. Segundo Marian Salzman autora do livro "The Future of Men," este é o tipo de homem moderno mais atraente, não só por motivos físicos, mas também pelo seu dinamismo e comprometimento com qualidade em diversas áreas da vida. George Clooney tem sido apontado como bom representante do grupo.

O technossexual é um homem com forte senso estético e grande amor por tecnologia, enquanto que o pomossexual é a pessoa que evita rótulos, como os acima propostos e classifica as pessoas segundo suas preferências sexuais.

Continua após publicidade

Mas a verdade é uma só: todos nasceram homens e precisam ter suas necessidades básicas de higiene respeitadas. Vamos cuidar bem dos nossos homens e ajuda-los a se livrar de preconceitos tolos e inadequados, afinal pele limpa, protegida e bem hidratada não é frescura, mas sim uma questão de saúde.