Homens e mulheres esportistas precisam de cosméticos específicos

por Sonia Corazza

A procura pela atividade física pesada e a modelação corporal através da musculação favorece o crescimento do mercado de suplementos nutricionais.

Continua após publicidade

Mas é preciso fazer um esclarecimento importante, os cuidados nutricionais com atletas devem ser não só de melhora da performance esportiva durante os treinos e provas, mas também de reposição das perdas de vários nutrientes que ocorrem durante os exercícios.

Já para as pessoas fisicamente ativas não se pode ter como referência a alimentação de atletas profissionais. A alimentação nos dois casos, atletas e fisicamente ativos, é uma grande aliada, mas com estratégias e objetivos diferentes. Nesse campo surgiram bebidas isotônicas, barras de cereais, energéticos, compostos hiperproteicos, produtos termogênicos e mais uma infinidade de opções específicas para cada caso. O mercado amadureceu e se tornou próspero.

Mas e os cosméticos?

Da nossa arte, muitas formulações foram consagradas, como a do protetor solar resistente à água, suor e atrito; os desodorantes de longa proteção; os cremes pédicos antimicrobianos e alguns poucos outros, mas ainda falta muito.

Continua após publicidade

Para as mulheres ativas ainda não há nada de novo, nem específico. Vale lembrar que o suor corporal feminino e masculino são diferentes em quantidade e composição, que a pele facial também difere em secreção sebácea, taxa de fluxo sanguíneo, pH e sudorese. A minha dica é procurar produtos sem perfume, com resistência ao suor e umidade e com testes de segurança clínica mostrados já na rotulagem comprovando que são dermatologicamente testados e aprovados.

Especial para homens

Basicamente a pele e o cabelo masculino apresentam-se morfologicamente iguais ao feminino; diferenças específicas estão relacionadas aos hormônios andrógenos, sendo o mais importante a testosterona. A enzima 5-alfa-redutase tipo 1 interage com a testosterona transformando-a em DHT (dihidrotestosterona). Ao se propiciar maior nível de DHT ocorre uma grande secreção sebácea na pele e couro cabeludo. O excesso de sebo, aliado à alta de secreção sudorípara decorrente da atividade física, pode promover entupimento do folículo piloso e acúmulo de matéria orgânica sobre a pele, causando aumento de comedogenicidade: capacidade de formar cravos e espinhas.

Continua após publicidade

Assim está mais do que justificada a necessidade de se formular produtos cosméticos distintos também entre homens e mulheres esportistas. Afinal, Vive La Différence!