Os alimentos certos para você escapar da gripe

por Jocelem Salgado

Segundo a ANVISA, “Alimento funcional é todo aquele alimento ou ingrediente que além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”

Continua após publicidade

O conceito de alimento funcional surgiu no Japão na década de 1980, foi batizado de FOSHU – Foods for Specific Health Use – como parte de um programa de redução de custos de segurança e saúde.

Na época, a notícia boa era que estávamos vivendo mais, mas a ruim era que se não fosse feito alguma coisa, chegaria um tempo em que o governo não teria condições de bancar a saúde das pessoas acima de 60 anos. O FOSHU – Foods for Specific Health Use foi um programa implantado para reduzir doenças e distúrbios de saúde. Como essa medida deu certo no Japão, a partir da década de 90 a Europa e o Ocidente também adotaram e a medida continua até hoje sendo empregada cada vez mais em todos os países.

Nesta época do ano, em que as temperaturas caem, muitas pessoas ficam resfriadas, com dor de garganta e muitas delas preferem curas naturais. Pensando nisso, busquei várias informações científicas sobre alguns componentes presentes em alimentos capazes de ajudar na prevenção desses sintomas desagradáveis, ocasionados por esta estação fria do ano.


Própolis e romã atenuam dor de garganta

Continua após publicidade

Você conhece a origem da palavra própolis? Pró significa em defesa e polis refere-se à cidade, melhor dizendo, “em defesa da cidade ou da colmeia”. Tem como principal função a proteção e isso não acontece apenas nas colmeias.

Estudos comprovaram que o própolis apresenta em sua composição aproximadamente, 50% de resinas vegetais, 30% de cera de abelha, 10% de óleos essenciais, 5% de pólen e 5% de detritos de madeira e terra, variando conforme a região e clima. Foram encontrados também: ácido salicílico, apigenina, ácido felúrico, galangina ácido cafeico, a quercetina, a narigenina e o éster fenetílico do ácido cafeico, que resultam na característica anti-inflamatória desse produto.

A popular dor de garganta é conhecida também por faringite, que é uma inflamação dolorosa na faringe que também pode ocorrer simultaneamente à infecção das amídalas. A infecção é a principal causa da dor de garganta, sendo que 90% são causadas por vírus e o restante por bactérias, cujo agente bacteriano infeccioso mais comum é o streptococcus. Os fungos (como a candidíase) também podem ocasionar a enfermidade, porém mais raro. Outros diversos fatores que também podem ser responsáveis pela faringite são: agentes poluentes, químicos ou cigarro.

Continua após publicidade

Quando a enfermidade ocorre, independentemente do fator responsável, as pessoas associam o uso de própolis no alívio imediato da dor e essas pessoas estão certas, uma que o própolis é um potente agente anti-inflamatório.

Vários outros “remédios naturais” têm sido estudados por pesquisadores de todo o mundo. A romã, uma fruta produzida no nosso país e muito pouco consumida está em destaque nesses estudos por conter altos teores de antioxidantes e por seus compostos terem além de seu alto poder anti-inflamatório, outras características benéficas à saúde humana. Pesquisas comprovaram que bactérias como Streptococcus mitis, Streptococcus mutans, Streptococcus sanguis possuem sensibilidade ao extrato da romã (Punica granatum Linn) o qual inibe o crescimento desses patógenos. A fruta possui vários taninos, um deles é o ácido elágico conhecido como punicalagina, o qual foi apontado como um dos principais constituintes antimicrobianos dessa fruta.

“Receitas para dores de garganta”:

1) Adicione 1 colher de sopa de sal e 10 gotas de extrato de própolis em 1 copo de água morna. Faça gargarejo com a mistura e sinta um alívio imediato.
2) Ferva 1 copo de água, desligue o fogo e acrescente 1/2 colher de chá de casca de romã. Tampe, deixe esfriar e faça gargarejo sem engolir.

Limão e alho


Limão e alho combatem resfriado

Desde o tempo de nossos avós, sempre ouvimos falar de remédios caseiros para tratamentos de problemas respiratórios como gripes e resfriados, pois atuam na redução e/ou remoção das secreções pulmonares, facilitando a respiração. Para exemplificar as receitas caseiras, falaremos sobre o alho e/ou cebola também da família Allium, os quais atuam beneficamente nos resfriados tendo esses resultados já comprovados cientificamente. Estudos garantem que são grandes as chances para um indivíduo nem ficar doente, se ele comer alho ou cebola nos estágios iniciais do resfriado.

Os principais compostos do alho responsáveis por esse efeito benéfico são chamados ajoeno e alicina. Eles apresentam capacidade de atuar no organismo como anti-inflamatório, antibióticos, antifúngica e antiviral, ocasionando bloqueio das enzimas que resultam em infecções bacterianas e virais. A ingestão recomenda pela American Dietetic Association é de 600 a 900 mg de alho por dia o que corresponde a aproximadamente ao peso de dois dentes de alho cru.

Para melhor aproveitamento e resultados oferecidos pelos compostos presentes no alho, a melhor recomendação é seu consumo na forma de chá quente. O líquido quente ao passar pela boca, garganta e estômago, ativa os receptores nervosos enviando mensagens ao cérebro as quais vão ativar as glândulas produtoras de secreção alinhadas nas vias aéreas, liberando imediatamente ondas de fluidos, facilitando dessa forma a “diluição” das secreções favorecendo a sua liberação para fora do corpo.

“Receita“

– 2 copos de água
– 1 limão
– 2 dentes de alho

Modo de preparo:

– Corte o limão em quatro partes, com casca e tudo. Descasque o alho e leve-os à panela com a água.
– Deixe no fogo até levantar fervura e desligue. Tampe a panela até mornar e coe o líquido para beber.
Nota: pode tomar puro, com mel, açúcar ou adoçante.

Canela e seus benefícios


Consumo de uma colher de chá de canela todos os dias pode reduzir os níveis de açúcar, colesterol, triglicérides e LDL
Há muito a canela tem sido usada como uma especiaria e como fitoterapia tradicional. Estudos evidênciaram que a canela tem propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobianas e antitumorais.

Na medicina é conhecida por 'curar' resfriados, mas no entanto, pesquisas indicam que a canela pode contribuir para o tratamento de diversas doenças. Estudos têm demonstrado que o consumo de uma colher de chá de canela todos os dias pode reduzir os níveis de açúcar, colesterol, triglicérides e LDL no sangue de pacientes com diabetes tipo II. Recentemente um estudo realizado pela Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia da especiaria tem papel importante no combate ao colesterol.

Outros estudos in vitro demonstraram que a canela pode agir de forma semelhante à insulina, ou seja ela potecializa o metabolismo da glicose celular. Além disso, estudos em animais têm demonstrado fortes propriedades hipoglicemiantes. No entanto, poucos estudos clínicos foram realizados para confirmar tais propriedades, limitando dessa forma as conclusões sobre esses potenciais benefícios para a saúde. O uso da canela como adjuvante no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 é uma das áreas mais promissoras dessa especiaria, porém mais pesquisas devem ser realizadas.

A revista “Weekly World New” do Canadá, publicou vários benefícios da canela misturada com mel e colocamos aqui duas receitinhas que podem beneficiar você nesta época fria do ano, onde muitas pessoas ficam resfriadas.

Resfriados

Para “curar” ou aliviar sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos, misturar uma colher de sopa de mel morno com ¼ de colher de sopa de canela em pó e tomar com frequência. A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.

Dor de garganta

1 colher de mel, misturada com meia colher de vinagre de sidra. Tomar de 4 em 4 horas tem sido mostrada eficiente no alívio da dor de garganta.

O gengibre é uma raiz forte de sabor picante, muito lembrado nas festas juninas e em pratos da culinária japonesa. Para os artistas que dependem da voz, o gengibre tem outra função – proteger as cordas vocais. Cantores ou não, o gengibre merece nossas considerações.

Mascar gengibre deixa a voz firme, potente e vigorosa

Não é segredo entre os artistas que uma das melhores coisas para a voz são os pedacinhos de gengibre, salgados ou doces, mascados segundos antes da atuação. Os pedaços fatiados de gengibre da culinária japonesa, ou ainda o quentão, também são referências populares no meio artístico. A voz fica firme, com potência e vigor.

Poucos conhecem o fundamento científico do gengibre e aqui vamos apresentar um pouco da sua história e dos seus benefícios para a saúde.

É uma planta cultivada no Oriente há mais de 3000 anos para fins medicinais e culinários e na Roma antiga era considerado como artigo sujeito à taxação.

Hoje é cultivado em todas as regiões de clima mais quente, principalmente na Jamaica, que produz os melhores tipos. No Brasil, as regiões produtoras são o litoral do Paraná, Santa Catarina e os estados de São Paulo e do Espírito Santo, e cerca de 70% da produção é exportada.

Além do seu uso mais comum como aromatizante, o gengibre tem sido usado, há muitos séculos, na medicina tradicional chinesa ervanária e está especificamente indicado na prevenção de vômitos e na distensão abdominal. Existem estudos clínicos com resultados favoráveis do uso do gengibre na prevenção e controle do vômito e náuseas.

Pesquisas revelaram importante descoberta sobre a ação do gengibre, ele não produz efeito sobre o sistema nervoso central, comum a muitos remédios empregados para aliviar enjoos convencionais, seu efeito antienjoo é produzido localmente, agindo sobre o sistema gastrointestinal, em vez de exercer a sua ação no sistema nervoso central.

Assim, com base no conhecimento atual, a eficácia do gengibre em ser um agente antináuseas e vômitos pode ser afirmada, e essa atividade está provavelmente associada aos ingredientes do gengibre, particularmente o gingerol, considerado o seu mais importante princípio ativo.

Para que o gengibre tenha o efeito que as pesquisas pregam, deve-se mastigá-lo cru em pequenos pedaços. O chá é indicado, mas não é recomendado para aplacar o enjoo matinal de grávidas.

Receita de chá

Coloque 3g de gengibre numa panela com 2 copos água fria e leve ao fogo sem deixar ferver. Tomar após o preparo.