Como tratar de tique nervoso de uma criança?

por Eduardo Ferreira Santos

"Minha filha tem 10 anos e há alguns meses está apresentando uns tiques como fazer movimentos repetitivos com os dedos, piscar os olhos várias vezes, mexer os ombros… Enfim, quando percebi que estava demais, me desesperei e comecei a chorar, pois não sei como ajudar. Marquei um psicólogo e estou aguardando o dia da consulta. Gostaria de saber se posso fazer mais alguma coisa."

Continua após publicidade

Resposta: Não é preciso se desesperar por conta desses sintomas, mas sim tomar providências como parece que você já fez.

Os "tiques" podem ser apenas manifestações corporais de algum estresse pelo qual sua filha esteja passando ou, ainda como consequência desse mesmo estresse, ela pode estar desenvolvendo um Transtorno Obsessivo Compulsivo.

De qualquer forma, uma boa avaliação psicológica e, se necessário, psiquiátrica, irá ajudar em muito a tratar desse problema.

Insisto que não parece nada grave, mas vale a pena pecar por "excesso" do que por falta!

Continua após publicidade

Em último caso, se não for encontrado nenhum motivo psicológico, acredito que valeria a pena uma consulta a um neurologista, apenas para afastar qualquer problema físico. Digo isso apenas por precaução.