DESTAQUES

Como tratar de tique nervoso de uma criança?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
Tique nervoso, aparentemente, pode não ser nada grave

por Eduardo Ferreira Santos

"Minha filha tem 10 anos e há alguns meses está apresentando uns tiques como fazer movimentos repetitivos com os dedos, piscar os olhos várias vezes, mexer os ombros... Enfim, quando percebi que estava demais, me desesperei e comecei a chorar, pois não sei como ajudar. Marquei um psicólogo e estou aguardando o dia da consulta. Gostaria de saber se posso fazer mais alguma coisa."

Resposta: Não é preciso se desesperar por conta desses sintomas, mas sim tomar providências como parece que você já fez.

Os "tiques" podem ser apenas manifestações corporais de algum estresse pelo qual sua filha esteja passando ou, ainda como consequência desse mesmo estresse, ela pode estar desenvolvendo um Transtorno Obsessivo Compulsivo.

De qualquer forma, uma boa avaliação psicológica e, se necessário, psiquiátrica, irá ajudar em muito a tratar desse problema.

Insisto que não parece nada grave, mas vale a pena pecar por "excesso" do que por falta!

Em último caso, se não for encontrado nenhum motivo psicológico, acredito que valeria a pena uma consulta a um neurologista, apenas para afastar qualquer problema físico. Digo isso apenas por precaução.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.