Cuidados com os cabelos; saiba o que pode danificá-los

por Sonia Corazza

A cada dia vejo mais gente sendo enganada com promessas absurdas em relação a produtos cosméticos sem nenhuma idoneidade.

Continua após publicidade

Você sabia que existem 1494 empresas cosméticas oficiais no Brasil? Pois é, mas infelizmente não são todas as que trabalham direitinho, desenvolvendo formulações seguras e eficazes, controlando a qualidade de sua produção e garantindo a fidelização de seus produtos.

Hoje vou falar sobre as maiores bobagens que conheço em relação aos cuidados com os cabelos, veja:

Agressão mecânica constante

A tração exagerada de penteados, prender os fios muito justos com elásticos e presilhas compromete a resistência do fio de cabelo.

Continua após publicidade

Agressão térmica constante

O uso de secador de cabelo, chapinha, baby-liss e outras fontes de calor remove a camada de proteção natural do fio de cabelo, tornando-o suscetível a quebra.

Agressão química constante

Continua após publicidade

Tintura, descoloração, alisamento, relaxamento e todas as formas de desestruturação da matriz capilar comprometem as propriedades de resistência, maciez e brilho do fio de cabelo. Os processo de alisamento dos cabelos são baseados em sistemas oxidativo-redutores metálicos extremamente agressivos.

Uso do formol

Ao pranchar o cabelo ocorre a liberação de gases que comprometem seriamente mucosas, pulmões e brônquios do cliente e do profissional. Ao cristalizar as pontes de hidrogênio, o formol impede que a umidade do ar faça o cabelo voltar à forma original. Funciona por um breve período, depois o fio desidrata e a flora bacteriana do couro cabeludo morre.

No caso da escova progressiva, dependendo da concentração o formol pode ainda causar queda capilar. Veja os danos do formol ao organismo:

• Contato com a pele. – Causa irritação à pele com vermelhidão, dor e queimaduras.

• Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.

• Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, irritação e sensibilização
do trato respiratório. Exposição crônica – Pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites.

O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

• O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça.

Muito importante

Qualquer tratamento alisante pode danificar o cabelo em maior ou menor grau devido à composição química dos produtos utilizados.

Para garantir a saúde dos fios é indispensável que recebam com freqüência formulações hidratantes e reestruturadoras para repor as substâncias perdidas durante o processo. Saiba sempre o que esta sendo colocado na sua cabeça, afinal o couro cabeludo é pele sensível e reativa, Cuide bem de você!