Quatro coisas que cabelos finos e delicados odeiam

por Sonia Corazza

Cabelo fino, ao contrário do que muita gente pensa, necessita de muita cautela na hora de escolher produtos cosméticos.

Continua após publicidade

Delicados e frágeis sofrem com shampoos muito concentrados e condicionadores cheios de óleo. Para manter a saúde dos fios e a beleza do penteado, existem regrinhas simples, mas fundamentais.

Sete ingredientes-chave para buscar nos produtos para cabelos finos e delicados

1º) As proteínas vegetais são ingredientes bem-vindos, pois conseguem formar um filme leve e protetor sobre a cutícula, que além de melhorar a homogeneidade e textura do fio, também doam mais volume. Escolha entre as proteínas de trigo, aveia, soja e amêndoas, as campeãs para cuidar bem dos seus fios fininhos e delicados.

2º) A presença de queratina é um grande trunfo para o cabelo fino, porque ajuda a enriquecer a matéria proteica do cabelo, conferindo um pouco mais de volume.

Continua após publicidade

3º) A pro-vitamina B5 é a melhor amiga do cabelo fino. Trabalhos científicos comprovam que depois de três minutos em contato com o cabelo, essa pró-vitamina pode aumentar em até 10% o diâmetro do fio de cabelo, graças ao aumento substancial no nível de hidratação. É o tipo de hidratante que não derruba o paupérrimo volume natural dos finos.

4º) Cabelo fino embaraça demais e não aguenta escovação prolongada, portanto as fórmulas de shampoo pedem a presençca de poloquaternários, substâncias que ajudam a desembaraçar os fios, sem pesar. Os mais bacanas para cabelos finos são POLYQUATERNIUM-7, 10 ou 52.

5º) Aminoácidos são partículas minúsculas que conseguem permear a cutícula e reestruturá-la. O extrato de pérolas é uma fonte natural de aminoácidos, mas eles também podem ser aportados isoladamente. Os queridinhos dos cabelos finos são Serina e Ácido Glutâmico, busque formulações com estes para ganhar vitalidade.

Continua após publicidade

6º) Quem tem cabelo fino tende a ter couro cabeludo mais oleoso. Então fórmulas de ação sebo/reguladora ajudam a equilibrar esse excesso de gordura. As plantas que fazem essa atividade com muito mérito são a lavanda, o limão e a hortelã, fique de olho neles.

7º) Poder antioxidante. Isso é vital para que o sol não acabe com a cor natural ou obtida em colorações no fio de cabelo fino. Plantas como chá verde e glicínia são as mais indicadas, busque-as pela denominação Camelia sinensis e Wisteria Sinensis no rótulo dos seus cosméticos.

Como lavar

Escolha sempre uma fórmula de shampoo livre de sulfatos, que limpa sem agredir e evita a formação de eletricidade estática (frizz). A quantidade certa do agente de limpeza correto já é metade do caminho para garantir fios limpos e desgrudados. A temperatura ideal para a água é morna a ligeiramente ambiente, para não agredir o fio. Dilua o shampoo em um pouco de água antes de colocar sobre os fios, massageie com suavidade enxágue abundantemente. Repita a operação com um pouco menos de produto.

Condicionar, finalizar, tratar

O condicionador deve ter pouquíssimo óleo e precisa ser aplicado somente do meio para as pontas. A quantidade ideal para cabelos curtos é a similar a uma ervilha, para os médios, uma moeda de cinco centavos e para os longos uma moeda de um real. Enxágue muito bem, preferencialmente com água mais fria.

Os finalizadores mais adequados para os cabelos finos são na forma de spray à base de água e derivados de seda. É fácil escolher, veja no rótulo as fórmulas que iniciam com a denominação "aqua".

Máscaras de tratamento podem ser usadas para acelerar a reparação dos fios. É importante optar por emulsões leves, que ajudam na nutrição e não causam efeito cumulativo. Minha dica para escolher a melhor fórmula é simples: as menos viscosas e mais fluidas são perfeitas!

Cabelo fino "odeia":

– Elásticos e presilhas que tracionam demais os fios;

– Secador de cabelo em temperatura alta, chapinha e babyliss todo dia;

– Que você passe as mãos neles o tempo todo, pois ficam encharcados e pesam;

– Cosméticos em pó, como shampoos e finalizadores.