Não deixe o estresse afetar sua aparência

por Sonia Corazza

Qualquer pessoa cosmopolita sabe bem o efeito da vida agitada e desgastante sobre a aparência, cada vez mais se comprova a influência negativa do estresse nos processos orgânicos.

Continua após publicidade

Nestes tempos que antecedem as festas de final de ano, todos ficam enlouquecidos para finalizar tarefas e relaxar um pouco, mas hoje quero falar sobre o estresse e o efeito na aparência.

O estresse suprime a atividade imunológica corporal e facilita a instalação de microorganismos oportunistas, gerando quadros de doenças ou dificultando a recuperação de uma simples gripe. O estresse afeta todos os órgãos do corpo e a pele, como o maior de todos eles, não fica livre desta ação destrutiva. Hoje sabemos que até a produção de sebo e a taxa de produção de células jovens é afetada em casos de estresse.

É claro que não existem milagres, afinal é preciso adotar uma forma de vida equilibrada para ter saúde e boa aparência, mas algumas ações simples podem ajudar.

Dicas simples para não deixar o estresse afetar sua aparência

Continua após publicidade

1ª) Coloque folhas frescas de erva-cidreira (Cymbopogum citratus) dentro de 1 litro de água mineral e beba durante o dia. Seus componentes ativos, como citronelal, farnesol e citral, vão proporcionar uma sensação relaxante e refrescante muito agradável em cada gole.

2ª) Se o desânimo tomar conta de você, não hesite em carregar um punhado de botões de cravo-da-índia (Eugenia caryophyllata) nos bolsos ou na bolsa. Seu conteúdo em eugenol, quercetina e salicilato de metila vão dar uma turbinada no seu dia.

3ª) Cascas de laranja-doce (Citrus sinensis) cortadas em pedaços e imersas numa travessa de vidro com água ao lado do computador amenizam a ansiedade e ajudam você a cumprir prazos. Rutina, naringina e hesperidina são alguns dos ativos funcionais exalados da casca.

Continua após publicidade

4ª) Na hora de dormir as folhas frescas de lavanda (Lavandula officinalis) são insubstituíveis. Pique algumas delas para liberar lavandulol, acetato de lavandila e bisaboleno, que convidam ao sono tranqüilo e restaurador.

E vamos ao trabalho, às compras, aos preparativos, às festas comemorativas e tudo que vem pela frente!