Cuidados terceirzados para crianças; saiba contratar

por Ceres Araujo

O filho do ser humano é considerado um caso de prematuridade entre as espécies. Sozinho, ele não tem condições de sobrevivência. Os bebês precisam ser acolhidos, cuidados e nutridos por um outro ser da mesma espécie para que possam se desenvolver. Sabe-se que é em função das relações interpessoais, que o bebê desenvolve sua mente.

Continua após publicidade

Criar, cuidar, educar crianças são funções de mães e pais. Ninguém melhor que eles para transmitir valores, princípios e ética para os filhos e para ensinar como enfrentar o mundo. Avós e avôs, tias e tios muitas vezes se propõem como auxiliares nessa tarefa, o que pode ser uma ajuda inestimável. Entretanto, há tempos, na nossa cultura, em muitas classes sociais, pessoas fora da família são pagas para ajudar a cuidar de crianças. Ou seja, a terceirização nos cuidados às crianças existe há muito tempo.

No mundo empresarial, a terceirização, hoje muito em uso, nada mais é do que um processo de transferência da realização de uma atividade ou de um serviço, que antes era feito internamente por empregados da organização, para pessoas que não pertencem aos quadros profissionais da empresa.

No mundo familiar, hoje está também muito em voga a terceirização dos cuidados com as crianças, é um processo que existe há quase tanto tempo quanto no mundo empresarial.

As amas de leite foram, no âmbito familiar, uma das precursoras dessa função terceirizada. Outras amas, as amas-secas cuidaram de bebês de mais de uma, duas gerações. Eram pessoas que "faziam parte da família", embora não pertencentes à família e acompanhavam seus bebês crescidos ao longo da vida na "alegria e na tristeza", pagas de algum modo.

Continua após publicidade

Nos dias de hoje, cuidar de filhos está muito mais complexo que anos atrás. O mundo mudou radicalmente desde o início da década de 90 até os dias atuais, e todos nós vivemos as conseqüências dessa mudança. Além dos pais, a maioria das mães trabalha e muitas avós também. As mulheres, na nossa época, precisam trabalhar para dividir os encargos financeiros do lar e precisam trabalhar para se afirmarem no mundo como pessoas. Nos dias de hoje, o trabalho significa necessidade e razão de vida. A profissão e o trabalho fazem parte da identidade do indivíduo.

Assim por necessidade, nas famílias, a terceirização nos cuidados às crianças, inicia-se bem cedo. As babás passaram a ser profissionais muito importantes na vida das famílias, muitas vezes, para o casal é a salvação até para um bom relacionamento. Por outro lado, as creches, os berçários e as escolas maternais proliferaram, principalmente nas cidades maiores, devido às distâncias, às vezes muito grandes, entre casa e trabalho.

O que é melhor: deixar o bebê aos cuidados de uma babá ou levá-lo para um berçário? Não existe resposta para essa pergunta. Para cada família, muitas vezes, em cada fase, uma opção será melhor que a outra. As duas opções podem ser boas, desde que equilibrem o sistema familiar. Em outras palavras, a escolha por babá ou por berçário deverá ser resultado de fatores como, por exemplo, flexibilidade ou não do tipo de trabalho dos pais, localização do trabalho, período de trabalho, recursos financeiros entre outros.

Continua após publicidade

Cumpre lembrar, que a idade e as condições do filho devem também serem levadas em conta. Uma criança, nos seus primeiros meses, precisa ainda muito de um ambiente estável, que funciona como um segundo útero. Ela se tranqüiliza com os aromas, as formas, as cores e os sons de um entorno que começa a lhe ser familiar. Se tal ambiente for o de sua própria casa, melhor. Caso não seja possível, que esse ambiente seja conseguido em um berçário.

Se os pais escolherem deixar seu filho com uma babá, essa profissional além de ser bem selecionada, deve transmitir aos pais muita confiança. A relação de confiança vem de boas recomendações, muito bem verificadas, mas vem também da sensação, do sentimento e da intuição que surgem no contato com essa profissional. Uma vez estabelecida a relação de confiança, a babá deve ser respeitada e muito bem tratada e cuidada, na mesma proporção que esperamos que ela respeite, trate e cuide de nossos filhos.

A nova tecnologia chegou aos berçários, muitos deles possuem câmaras instaladas de modo a permitir que mães e pais tenham a possibilidade de observarem seus filhos via internet à hora que desejarem. Isso pode ser altamente tranqüilizador para eles, mas não é suficiente. Além de bem equipados e recomendados, os berçários precisam contar com pessoas bem qualificadas para suas funções, profissionais essas que transmitam também aos pais a indispensável relação de confiança.

Da época das amas de leite até os dias atuais, os cuidados terceirizados às crianças sempre se fizeram necessários. Pois graças a eles, os pais tiveram no passado, assim como agora podem ter no presente, a tranqüilidade para que eles possam trabalhar com eficiência, sabendo que seus filhos estão sob a guarda de pessoas carinhosas e competentes, em casa com as babás, nos berçários, nas creches ou nas pré-escolas.