Estou na ‘frigideira’ e não sei o que fazer

por Roberto A. Santos

"Trabalho há quase 30 anos em uma função que na época era excitante – 'projetista' – hoje, uma trivialidade. Contratado há cinco anos para fazer desenhos, me colocaram na área comercial, estou em posição de fritura, desatualizado e ainda por cima com 47 anos."

Continua após publicidade

Resposta: Primeiramente, queria lhe dar uma 'dura'… Você é muito jovem para achar que é tarde para se qualificar para outras atividades. Na época você não escolheu a profissão errada e você relaciona competências interessantes para diversas atividades, disse que escreve bem e faz boas apresentações. Com a expectativa de vida média atual, você tem pelo menos mais uns 23 anos de vida profissional produtiva – esqueça o INSS! Você tem muito tempo para iniciar uma nova carreira, mas precisará investir tempo e energia para isso. Reforçando, você não escolheu a carreira errada no início de sua vida profissional, mas talvez tenha se acomodado quanto à tecnologia em sua área de atuação e às mudanças na área de projetos – e não pode se acomodar novamente com seu sentimento de culpa e de achar que não tem saída. Contudo, é fato que o perfil necessário para vendas é bem diferente daquele típico de um projetista. Mas como você é bem articulado, poderia buscar se desenvolver em atividades de treinamento naquilo que mais entende: projetos. Meu caro, esqueça essas preocupações de que estão querendo fritá-lo e vá à luta. Gere resultados na nova atividade que está desenvolvendo. Afinal, se você não tivesse valor, teria sido demitido e não transferido para uma área tão importante como vendas. Com base nas informações que disponho é o que posso lhe oferecer. Espero que sirva de alguma ajuda e meus votos de muito sucesso!

Nunca é tarde para recomeçar profissionalmente?
Tenho 31 anos e circunstâncias sobre as quais não tinha controle, impediram em alguns momentos que eu construísse uma carreira profissional.

Resposta: Acho que nunca chega um momento em que é tarde demais para reconstruir uma carreira, principalmente sendo você tão jovem. Claro que todo recomeço tem seu preço – monetário propriamente dito e de esforço pessoal – intelectual, emocional, de tempo, etc. Mas não tenho dúvidas de que vale a pena. Você não deve adiar o planejamento desta mudança para que não tenha mais anos numa carreira que a deixe infeliz, para poder se lastimar no futuro.