DESTAQUES

Medo de dirigir: fobia ou síndrome do pânico?

Redação Vya Estelar 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Dr. Joel Rennó Jr.

"Tirei carteira de motorista há sete anos e ainda não me sinto segura para dirigir. As pessoas de meu convívio me criticam muito por isso, dizem que qualquer pessoa menos capacitada intelectualmente do que eu, consegue. Mas tenho verdadeiro pânico de direção. Nas vezes em que tentei, fiquei muito nervosa, com tremores, rubor facial e cheguei a ficar paralisada em um local não muito movimentado. Dirigir eu até dirijo, mas quando vejo muitos carros aglomerados, acontece o que lhe relatei acima. Será que sofro de síndrome do pânico?"

Resposta: Aconselho-a em primeiro lugar, a não se apegar jamais a padrões pré-estabelecidos por amigos ou familiares. Não é falta de coragem a sua atitude. Pode ser um quadro de fobia específica, você relata sinais e sintomas compatíveis com alto nível de ansiedade, quando exposta a tal situação. A síndrome do pânico é o 'medo de ter medo' e pode ser associada (por algumas pessoas) a situações ou locais envolvendo difícil saída ou busca de ajuda. Na prática, observamos que as crises de pânico independem de locais ou situações para serem deflagradas, porém, as pessoas que sofrem das mesmas, fazem tais associações e costumam se esquivar de tais locais ou situações. Há técnicas de psicoterapia comportamental muito eficazes para o tratamento dessa 'fobia'. Procure ajuda especializada com psiquiatra.

Tenho depressão e sofro muito com pensamentos de morte, quase chego ao desespero, isso tem cura?
Tomo o remédio Pamelor 75mg

Resposta: É importante você passar por uma reavaliação psiquiátrica. A nortriptilina (Pamelor) é um bom antidepressivo, porém, a dosagem deve ser revista pelo seu psiquiatra. Se os pensamentos de morte ainda persistem, pode ser que você esteja com os chamados 'sintomas residuais' da depressão. Precisa haver uma remissão completa dos sintomas da depressão em qualquer tratamento realizado, para que não haja um risco de recaída ou recorrência da depressão, aumentando todos os prejuízos sócio-funcionais da mesma. Uma opção é buscar também ajuda psicológica, fazendo psicoterapia.

Quais são os sinais de uma crise maníaca?
Gostaria de saber se uma crise maníaca pode ser caracterizada somente por grande irritação e agressividade ou para considerarmos como fase maníaca é necessário que haja euforia?

Resposta: A euforia não é estritamente necessária para se caracterizar um episódio de mania. Muita irritabilidade, agitação psicomotora, agressividade, insônia também podem caracterizar.

Tenho manchas escuras no rosto e gostaria de saber se hormônios em excesso tem alguma relação?

Resposta: O nosso clima tropical favorece muito o aparecimento de manchas na face, que são conhecidas pelo nome de Melasma ou Cloasma. Ocorre principalmente em mulheres após os 25 anos. A causa exata é desconhecida, mas sabe-se que é agravada pelo uso de anticoncepcional, gravidez (por isso é chamada também de Mancha Gravídica) e cosméticos contendo hormônios. Em alguns pacientes, pode-se associar com doenças hormonais como dos ovários e da tireóide. Não é causada só por hormônio feminino, porque alguns homens podem também ter estas manchas. O que é certo é que estes pacientes têm uma sensibilidade excessiva à claridade. Não é só o sol direto que provoca as manchas, o mormaço da pessoa caminhando nas ruas e exposição muito direta à lâmpada fluorescente também causa as manchas.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.