Não consigo perdoar. O que faço?

por Rosemeire Zago

"Estou muito angustiada porque descobri que não consigo perdoar."

Continua após publicidade

Resposta: Perdoar, ou seja, aceitar o perdão, está diretamente ligado com a capacidade que cada um tem de perdoar a si mesmo, pois requer enfrentar os próprios medos, julgamentos, injustiças, limitações, olhar para a própria vida e lembrar de quantas vezes já errou e desejou ser perdoada. Ou você nunca errou? Somos seres humanos, estamos em constante processo de aprendizagem e evolução. E nesse caminho muitos erros acontecem, e também acertos.

A palavra grega 'perdoar' significa literalmente cancelar, mas quando os fatos foram dolorosos demais, tendemos a perpetuar as situações através dos sentimentos. Diante disso, antes de querer mudar o outro, apesar de que você pode mostrar o quanto determinada atitude a machucou, só dependerá de você permitir continuar a sofrer ou ser menos rígida e praticar o perdão.

Procure perceber o que aprendeu com a situação, pois perdoar não significa necessariamente esquecer a mágoa e aceitar o que foi feito, mas sim superar, elevar, ver por outro ponto de vista e valores, sendo principalmente mais flexível e praticar a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Identifique todas as situações em que se sentiu magoada, se quiser, poderá fazer uma lista, ou se for possível, converse com quem a magoou, ou ainda, escreva tudo que gostaria de dizer, mas não entregue para a pessoa. Tudo isso a ajudará se libertar de uma energia negativa que precisa ser expressa de alguma maneira.

Continua após publicidade

Quando não perdoamos, estamos fazendo um julgamento e eu pergunto: quem somos nós para julgarmos a atitude de alguém? Por mais prejuízos que se possa ter, tenha certeza que o maior prejuízo é viver mal consigo mesma e com seus sentimentos.

"Sou estudante de canto. Nos ensaios tudo perfeito. No palco, fico ansioso, muito nervoso. Então, toda a técnica adquirida no ensaio vai por água a baixo."

Resposta: A ansiedade é o querer ter controle para dar certo. É o desejo do resultado imediato, ou ao menos, a sensação de controle sob esse resultado, mas não se sabe se vai conseguir. Geralmente, quando não se tem controle dos próprios sentimentos, não conseguindo identificar o que sente dentro, há uma necessidade em controlar o que acontece fora. Ou seja, quanto mais necessidade de ter controle, mais ansiedade.

Continua após publicidade

Dizer: 'estou ansioso' é igual dizer: 'estou nervoso', 'estou com medo'. A ansiedade desempenha o mesmo papel do estresse, preparando o organismo para enfrentar situações sentidas como de perigo, seja real ou imaginário. Lembre-se, como o inconsciente não distingue realidade de fantasia, as fantasias advindas do medo farão com que reaja como se essas fantasias fossem reais, provocando uma série de transtornos, entre eles a ansiedade. Procure identificar o que te causa medo e quais são as fantasias que o acompanham.

Pelo que escreve, creio que sua necessidade em ser aceito, agradar, ou seja, não errar, é muito profundo, o que gera ansiedade. O bloqueio, o medo e a timidez a que se refere faz parte do mesmo processo: a falta de confiança em si mesmo. Para obter o controle de seus sentimentos, procure identificá-los com frequência, através do diálogo interno, não apenas no momento da apresentação, mas em outros momentos. Pratique também relaxamento e exercícios de respiração. A prática do relaxamento e yoga podem te ajudar, assim como a psicoterapia.

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento.