Alto verão: alimentos protetores e que ajudam a dar um bronzeado à pele

por Patricia Davidson Haiat

Após as chuvas de janeiro, a tendência é esquentar a temperatura no alto verão. Todo mundo quer ficar com a pele bronzeada e saudável e, para que isso aconteça, é importante se alimentar bem.

Continua após publicidade

O protetor solar é indispensável para proteção da pele, mas existem também nutrientes que são chamados de fotoprotetores que fortalecem a defesa das celulas principalmente contra radicais livres gerados pela exposição solar. E eles também são fundamentais para proteger a pele contra os possíveis danos causados pelo sol como: manchas, vermelhidão e envelhecimento. Os dois juntos podem ser a combinação perfeita para uma pele bonita no verão. E onde podemos encontrá-los? Abaixo, vamos falar um pouco deles.

O betacaroteno – fundamental para formação da vitamina A (é na verdade o precursor) é um dos responsáveis pela formação de melatonina, que é o pigmento responsável por dar coloração à nossa pele.

Sendo assim, os alimentos ricos na vitamina betacaroteno são essenciais para adquirir aquele bronze.

Eles estão presente principalmentenos em alimentos alaranjados como cenoura, abóbora,  mamão, manga e também nos vegetais verde-escuro como couve, espinafre, agrião.

Continua após publicidade

As amendoas, castanhas, gema do ovo são ricas em vitamina E, que age como um bloqueador da luz do sol, é um antioxidante poderoso que protege as células da pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas.

O Omega 3 além de ajudar a hidratar a pele, ajuda a suavizar as manchas causadas pelo sol, assim como as linhas de expressão. O ômega 3 está presente na linhaça, em alguns peixes como salmão, e na chia.

Os flavonoides também são fotoprotetores, são poderosos antioxidantes capazes de melhorar a textura da pele e protegê-la contra os danos do sol. Podemos encontrá-los nas uvas, cebolas, chocolate amargo e no chá verde. Este chá em especial tem uma ação antioxidante muito potente neutralizando as alterações causadas pela luz solar.

Continua após publicidade

O selênio é um mineral que ajuda a preservar a elastina da pele, que mantém a pele firme e lisa. Além disso, ele também vem sendo apontado como um excelente protetor contra sol e não para por aí, é um excelente antioxidante que previne o envelhecimento da pele. Ele é encontrado principalmente na castanha-do-Pará.

Esses alimentos devem entrar na dieta diariamente e se possível em toda refeição ter um alimento antioxidante.

Outro ponto importante e que também não pode ficar de fora na hora da exposição solar é a água; hidratação é outro ponto fundamental. Na praia podemos ainda consumir água de coco que é ótimo para hidratação e chá gelado.