DESTAQUES

Não entregue a terceiros decisões de sua vida amorosa

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Anette Lewin

- Vou ficar com ele?

- Sou de um signo, ele de outro, vai dar certo?

Tenho recebido várias perguntas desse tipo: "vou ficar com fulano?"

Querida leitora, vamos pensar juntas?

O relacionamento amoroso requer, antes de mais nada dedicação e envolvimento. Fazer uma pergunta onde se espera que uma terceira pessoa se dedique a pensar sobre seu relacionamento ao invés de esforçar-se para entendê-lo sinaliza que... não, o relacionamento não vai dar certo. Os relacionamentos que dão certo envolvem pessoas que se esforçam para que ele dê certo, que experimentam formas de agir até encontrarem aquela que funciona. Enfim, pessoas que trabalham pelo relacionamento.

Aquelas que simplesmente entregam, através de perguntas desse tipo, todo o trabalho para que uma pessoa que nem as conhece faça, provavelmente, estão fazendo o mesmo dentro do relacionamento. Ou seja, depositando na mão do outro uma série de atitudes pelas quais deveriam estar se responsabilizando.

Espero que meus leitores entendam que essa "bronquinha" é a melhor forma que eu encontro de ajudar um maior numero de pessoas. Sinceramente, não acredito que alguem possa simplesmente adivinhar coisas. Mas acredito, sim, que as pessoas possam cuidar de seus relacionamentos amorosos de uma forma mais consciente e para pensar sobre isso, podem contar comigo.

Estou disponível para pensarmos juntos, não para adivinhar. Ao elaborarem uma questão, pensem em qual é o ponto do relacionamento que querem discutir, o que não está dando certo. Enfim, mostrem que vocês estão envolvidas com as perguntas que fazem. A essas questões responderei, na medida do possível, com o maior prazer.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.