Música alta em academias de ginástica pode causar danos à audição

Da Redação

Haja ouvido, hein? Pessoas que frequentam academias em busca de saúde e beleza não se dão conta, mas junto com os resultados de um corpo mais enxuto, correm o risco de ter a audição comprometida. Especialistas dizem que o nosso ouvido tolera até 85 decibéis.

Continua após publicidade

Em muitas academias, o barulho pode chegar a 110 décibeis, por causa da música utilizada pelos professores para estimular seus alunos a malhar.

A grande preocupação é que a 'perda auditiva induzida por ruído' é cumulativa. "Dependendo da frequência e do tempo de exposição ao som elevado, o atleta – e também o professor – podem sofrer danos auditivos de forma contínua e elevada ao longo da vida. Quanto maior a frequência a ambientes barulhentos, maior o problema. Além disso, na medida em que o volume passa dos 100 decibéis, aumenta-se o risco de lesões na cóclea (órgão dentro da orelha responsável pela audição). Nesses casos, o tempo de exposição não deve passar de 30 minutos", explica a fonoaudióloga Isabela Pereira Gomes.

A academia de ginástica, um local destinado ao lazer e à saúde, contraditoriamente gera ruídos sonoros próprios de ambientes industriais, danosos à audição. Na indústria, o uso de protetores de ouvido é obrigatório entre os trabalhadores. No entanto, nas academias, muito frequentadas por jovens, não há fiscalização. O barulho em excesso é tolerável e até muito bem aceito.

As aulas de spinning, por exemplo, que simulam trajetos de bicicleta em montanhas – e que são sucesso nas academias -, são sempre embaladas por música bem alta, para os frequentadores entrarem no ritmo da malhação. Para piorar, os professores são obrigados a gritar a cada mudança de exercício, o que torna o barulho ainda maior.

Continua após publicidade

Para evitar ou pelo menos atenuar os riscos de danos à audição, o melhor é usar protetores auriculares na academia. "Eles apenas reduzem o volume excessivo, mas quem usa não deixa de ouvir o som ambiente", explica a fonoaudióloga. Os protetores reduzem entre 15 e 25 decibéis o barulho do ambiente.

A fonoaudióloga lembra que existem pessoas mais suscetíveis aos altos ruídos do que outras. "O ideal é consultar sempre um médico otorrinolaringologista e fazer uma avaliação. Ele dará as orientações necessárias para prevenir ou impedir o agravamento do problema".