Sou dependente químico há décadas. Como faço para me libertar disso?

por Danilo Baltieri

"Sou viciado em álcool, maconha, cocaína, desirae (mistura de maconha e crack), sofro com dependência química há décadas. Freqüento os grupos de autoajuda (A.A e N.A). Alterno períodos de abstinência com recaídas. Qual seria o procedimento mais adequado para libertar-me da dependência química?"

Continua após publicidade

Resposta: A Síndrome de Dependência de Substâncias Psicoativas é uma doença crônica que exige tratamento adequado e prolongado. Infelizmente, na prática clínica diária, não é incomum que múltiplas substâncias psicoativas estejam envolvidas no processo da dependência em um mesmo indivíduo e isso requererá um grande investimento pessoal por parte do usuário na cessação do consumo de todas elas.

Durante este processo, a participação ativa de familiares e amigos não usuários é de imensurável importância.

Entenda a dependência química

A dependência química é uma doença que modifica o funcionamento de vários sistemas neurais, provocando perda do controle sobre o uso das drogas, uso compulsivo, continuado consumo, apesar das deletérias conseqüências, fissura ou “craving”. Além das alterações provocadas pelo consumo das substâncias psicoativas sobre os neurotransmissores, existem fatores genéticos associados com a maior propensão para o desenvolvimento dessa doença.

Continua após publicidade

Essa doença do cérebro é associada com o uso de múltiplas diferentes drogas, cada uma delas tendo um determinado perfil farmacológico e associação com vias neurais diversas. Devido a isso, métodos de tratamento têm sido continuadamente desenvolvidos para proporcionar os melhores resultados. A associação de duas ou mais formas de tratamento médico e psicossocial parece conferir melhor prognóstico e efetividade.

Formas de tratamento

Existem algumas formas de tratamento para as dependências químicas: tratamento farmacológico, tratamento psicoterapêutico, tratamento em regime de internação, tratamento em regime ambulatorial e grupos de mútua-ajuda (Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos).

Continua após publicidade

Novas medicações têm surgido, baseadas na constatação de alterações neurobiológicas específicas. Modelos de psicoterapia focando na modificação de comportamentos disfuncionais associados com o consumo de substâncias também têm sido aprimorados.

Neste contexto de diferentes formas de tratamento, você deve procurar especialista em dependências químicas, para que ele possa realizar um diagnóstico, propor um tratamento adequado e proporcionar a você a chance de aderir ao mesmo. Naturalmente, o tratamento deverá ser individualizado, averiguando as suas reais necessidades e as características da sua doença.

Contudo, não se esqueça de que o sucesso do tratamento é uma via de mão dupla, ou seja, a proposta terapêutica adequada e baseada em evidências científicas é tão importante quanto a sua motivação real para cessar o consumo das substâncias.