Conheça os alimentos que aliviam os sintomas da tensão pré-menstrual

por Jocelem Salgado

A tensão pré-menstrual (TPM) é um mal bem recorrente. Estudos mostram que em 80% das mulheres em geral apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual e em 52% os sintomas interferem drasticamente no humor, no comportamento e no organismo.

Continua após publicidade

Dados mostram também que cerca de 5 a 10% das vítimas enfrentam quadros severos de dores de cabeça e depressão que as obrigam a se afastar do trabalho. Nos casos mais sérios, a doença pode até mesmo levá-las a cometer suicídio.

Uma gama de sintomas estão atrelados a essa tensão pré-menstrual. Entre eles destacam-se: distensão abdominal, sensibilidade nos seios, irritabilidade, prisão de ventre, dor de cabeça, desejo por determinados alimentos, geralmente doces entre outros. Muitos dos sintomas causados pela TPM podem levar algumas mulheres a terem sérios problemas sociais, influenciando o relacionamento familiar e no trabalho.

Atualmente os profissionais de saúde têm recomendado para a prevenção dos sintomas causados pela TPM, uma dieta equilibrada associada a exercícios físicos. As refeições devem ser regulares e moderadas, combinadas de cereais integrais, leguminosas, legumes e frutas. Os alimentos que devem ser evitados são os refinados, gordurosos e com cafeína. Doces e lanches devem ser substituídos por frutas.

Durante o período que antecede à menstruação, várias mulheres apresentam um desejo acentuado pelo consumo de chocolate. Isso é atribuído ao fato de ocorrer nesse período uma diminuição do neurotransmissor da serotonina no cérebro que, juntamente com a retenção de água no organismo, são os responsáveis pela irritação e agressividade da mulher antes da menstruação. Na falta dessa substância, o açúcar do chocolate, compensaria sua falta, que como já dissemos, promove o bem-estar. Trinta minutos depois da ingestão, já se nota uma mudança no sistema nervoso, levando ao relaxamento. A ansiedade para o consumo de chocolate tende também a aumentar logo depois da ovulação, quando o nível do hormônio progesterona diminui.

Continua após publicidade

Consumir pequenos pedaços de chocolate de vez em quando não faz mal nenhum, mas grandes quantidades com muita frequência implica em aumentar a ingestão de alimentos açucarados e de calorias vazias, podendo dessa forma desenvolver o desejo por doces e ultrapassar o nível normal de açúcar no sangue. Fazer a troca por carboidratos complexos seria o ideal, consumindo bolachas de grão integral de baixa gordura ou legumes frescos, pois em relação aos doces são metabolizados mais lentamente.

Muitas pesquisas revelam que as mulheres que praticam exercícios físicos regularmente, possuem menos probabilidade de sofrer TPM. Isso porque a atividade física pode estar relacionada aos níveis de endorfina (substâncias responsáveis pela melhora do humor), que aumentam no organismo durante sua prática.

Não há tratamentos oficialmente reconhecidos para a TPM. O que existem são formas de controle dos sintomas que em alguns casos podem ser bastante eficazes, como mudanças na dieta e no estilo de vida por exemplo.

Continua após publicidade

Estudos mostraram que o consumo de alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) também pode ajudar a reduzir os desconfortos dessa fase. Uma pesquisa conduzida no Centro Ósseo Metabólico de St. Luke’s – Roosevelt Hospital, nos Estados Unidos, avaliou a capacidade do cálcio em aliviar os desconfortos mensais de 446 mulheres com TPM. As integrantes do grupo que usavam suplementação de cálcio apresentaram uma redução de 54% nas dores e no desconforto, enquanto o grupo controle (sem suplementação) apresentou um aumento de 15%.

Outro estudo mostrou os efeitos da terapia de suplemento de cálcio em mulheres com síndrome pré-menstrual. O objetivo do trabalho foi mostrar que a evidência científica sugere que as flutuações cíclicas em uma variedade de nutrientes, especialmente cálcio, podem ajudar a explicar algumas características da síndrome pré-menstrual (TPM). Foi determinada a eficácia da suplementação de cálcio em mulheres que sofrem de TPM.

Materiais e métodos usados: Um ensaio clínico duplo-cego foi desenhado para avaliar o efeito da terapia de suplemento de cálcio sobre os sintomas da TPM. Para os grupos de estudo foram selecionados jovens estudantes universitários do sexo feminino, com base em critérios de TPM. Os temas foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu placebo e o outro recebeu 500 mg de carbonato de cálcio duas vezes por dia durante três meses. A gravidade e intensidade dos sintomas, incluindo fadiga precoce, alterações do apetite e depressão foram avaliados usando um questionário padrão. Os sintomas foram comparados antes e após o tratamento.

Resultados do trabalho: A idade média foi de 21,4 + / – 3,6 anos. Sintomas de fadiga precoce, alterações do apetite e depressão foram significativamente melhores no grupo que recebeu tratamento com cálcio em comparação com o grupo placebo.

Conclusão: Nossos resultados mostraram que suplementos de cálcio reduziram cansaço precoce, alterações do apetite e depressão em mulheres com TPM. [J Gynecol Obstet Taiwan 2009; 48 (2), 124-129]

Portanto, leites e derivados, verduras, legumes, cereais, e leguminosas, especialmente os integrais, fornecem grande parte dos elementos nutricionais que propiciam o adequado equilíbrio entre hormônios femininos, reduzindo os sintomas desconfortáveis da TPM. Nos casos mais graves, procure sempre acompanhamento médico.

Dicas para ajudar a aliviar os sintomas da TPM

– Reduzir a ingestão de cafeína e de álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão;

– Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água no corpo;

– Comer alimentos ricos em cálcio. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor;

– Fazer exercícios aeróbicos. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo, que são responsáveis pela sensação de bem-estar. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar;

– Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor;

– Tomar uma multivitamina. Embora a teoria de que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D não seja muito aceita, algumas mulheres sentem-se melhor com o uso de multivitaminas;

– Acupuntura. Tem apresentado muitos benefícios, principalmente a redução do estresse e das cólicas menstruais;

– Ioga, meditação. Ajudam na redução do estresse, diminuindo ansiedade e depressão.