Estou deprimida ou triste?

por Rosemeire Zago

"Queria um conselho, pois acho que estou entrando em depressão."

Continua após publicidade

Resposta: E muito comum não saber quando estamos apenas tristes ou quando estamos deprimidos. Por isso, quando falamos em depressão é importante não buscar o diagnóstico por si mesmo, procurando sempre consultar um psicólogo ou psiquiatra.

É normal sentir-se triste após uma perda, como a morte de um ente querido, o término de uma relação, ou por problemas de dinheiro, desemprego. Mas quando essa tristeza perdura por meses, ou anos, ou ainda, sem causa aparente, pode se transformar em depressão, onde a intensidade do sofrimento é intensa.

Sintomas de depressão

Os sintomas da depressão são muito variados, porém a psicopatologia recomenda como válido a existência de três sintomas depressivos básicos:

Continua após publicidade

1 – Inibição psíquica: apatia, desinteresse, desmotivação, dificuldade em suportar tarefas do cotidiano, perda na capacidade em tomar iniciativas, dificuldade em manter um bom nível de memória, de rendimento intelectual, da atividade sexual;

2 – Estreitamento do campo vivencial: Nada mais lhe dá prazer;

3 – Sofrimento moral: sentimento de menos-valia, autodepreciação, autoacusação, inferioridade, incompetência, culpa, rejeição, fraqueza, fragilidade.

Continua após publicidade

A depressão pode significar um sintoma ou ainda uma doença que exige tratamento, e portanto, deve ser diagnosticada e tratada por um profissional.