Tenho um desafio pela frente: enfrento ou desisto?

por Luiz Alberto Py  

Existem duas alternativas frente ao desafio de aprender alguma coisa difícil ou executar uma tarefa complicada. A primeira é desistir, a segunda é enfrentar.

Continua após publicidade

Algumas pessoas sistematicamente se limitam a dizer que é difícil e com isso justificam sua atitude de se recusar a tentar, enquanto outras veem a dificuldade como um desafio a ser enfrentado e se dispõem a gastar esforço na tentativa de obter sucesso.

Existem diversas razões que levam uma pessoa a sempre reagir de uma ou outra maneira. Fatores genéticos, experiências infantis e juvenis e formas de educação desempenham um papel importante nessa determinação.

Todavia, o que importa é o fato de que nos tornamos adultos quando somos capazes de escolher como vamos nos comportar.

Essa escolha começa ao percebermos a diferença entre uma atitude e a outra. A partir desse momento, em vez de simplesmente agirmos de acordo com o impulso mais imediato, movidos pelo que aprendemos quando criança, temos a oportunidade de decidir que postura preferimos tomar. Após avaliar racionalmente se vale ou não a pena enfrentar o desafio, convém ter clareza sobre o fato de que enfrentar desafios é mais duro e sofrido do que encontrar justificativas para a inércia. Mas a recompensa das vitórias conquistadas e o sabor de testemunharmos nossa evolução oferecem uma estimulante compensação pelos sacrifícios feitos.

Continua após publicidade