Adoro ser desafiado e desafiar o meu chefe. Isto pode me atrapalhar?

por Roberto A. Santos

"Trabalho em uma empresa de informática, e uma coisa que motiva, me da forças é ser desafiado pelo meu patrão. Entre nós dois existe muita richa. Sempre um querendo testar o outro. Ele sempre me coloca em situações em que ele tem certeza que não vou conseguir me safar, mas eu sempre consigo. Essa desconfiança sobre meu potencial me faz muito bem. Tanto que já subi de cargo em menos de seis meses de firma. Esse meu desejo por ser desafiado pode me atrapalhar em algo?"

Continua após publicidade

Resposta: Muito interessante a dinâmica que se estabeleceu no relacionamento entre você e seu chefe. Gostaria de acreditar que seu 'patrão' está usando dessa técnica motivacional, por já ter percebido sua fome de desafios para se desempenhar cada vez melhor, que já lhe rendeu uma promoção em menos de seis meses. Se ele estivesse sendo vítima de uma richa com você, creio que não o teria promovido, certo?

Não creio que seu desejo de desafios possa atrapalhá-lo. Desde que você não transforme sua atitude saudável de mostrar que pode vencê-los em reações negativas em seu relacionamento e comunicação com seu superior ou conflitos com seus colegas. Acho que essa motivação por vencer desafios cada vez mais audaciosos, só faz com que você se supere continuamente, o que só pode ser positivo para sua carreira. Parabéns pela promoção e pau na máquina!

Tenho me sentido incompetente nos últimos tempos, mas já trabalho há quatro anos na empresa. Fora isso, vejo uma política desonesta da qual não compactuo. O que faço?

Resposta: Pelos poucos dados fornecidos, o que eu posso observar é que você aborda dois problemas de natureza bem diferente: competência e valores.

Continua após publicidade

Você se sente incompetente agora, mas já trabalha nesta empresa há quatro anos, e deduzo que não se sentia daquela maneira antes. Portanto, seu sentimento de incompetência parece ser apenas um sentimento e não uma repentina perda da competência que a manteve na empresa ao longo desses quatro anos.

Em segundo lugar, você está balançada na empresa porque nota políticas que ferem seus princípios éticos. Aí o problema passa a ser a escolha que você terá de fazer entre a empresa e sua consciência. Como você traz essa preocupação com valores desta ordem, creio que o melhor caminho seja buscar outra empresa onde não tenha que ferir sua consciência e seus valores mais importantes.