Saiba como lidar melhor com os desafios da vida

por Patricia Gebrim

Não há como viver esta vida sem passar por desafios, sem ser testado, sem ter que vencer limitações, medos e barreiras que um dia acreditamos intransponíveis. Estamos aqui para nos tornarmos maiores, mais sábios, para nos tornarmos seres melhores. Não há como fazer isso sem a presença dos desafios, a parte difícil da vida.

Continua após publicidade

A primeira tarefa para quem deseja transformar os desafios em uma força a seu favor, é evitar, a qualquer custo, o sedutor lugar de vítima. Quando nos acomodamos nesse lugar traiçoeiro, traímos a nós mesmos. Traímos nossa luz, nossa força, nossa verdadeira natureza.

Se algo está desafiando você, sua tarefa é aceitar esse desafio como uma oportunidade de superação e crescimento. Aceite que tudo o que vem na sua direção, está lhe trazendo alguma forma de lição e faça a sua parte em tentar aprender com essa experiência.

O segundo passo a ser dado é criar um espaço interno de aprendizado e elaboração da situação desafiadora. Muitas vezes, exatamente nos momentos difíceis, somos engolidos pelo que está acontecendo no mundo externo e esquecemos de buscar orientação dentro de nós. Em meio a crises, não importa de que espécie, é extremamente necessário criar espaços de paz. Calar os pensamentos, mergulhar em nosso íntimo, buscar uma compreensão mais intuitiva do que possa estar acontecendo. Tudo o que acontece ao nosso redor é um reflexo de algo que se passa em nosso íntimo. Então pare por alguns instantes. Mergulhe em si mesmo, busque sua paz, busque entendimento, busque orientação.

Outra atitude que pode ajudar muito, é compreender que não podemos controlar a vida. O máximo que podemos fazer é o nosso melhor. Em momentos difíceis seria muito mais produtivo envolver-se, da melhor maneira que puder, com aquilo que está em suas mãos; do que sofrer, a ponto de ser destruído, por aquilo que você não pode controlar.

Continua após publicidade

Resumindo…. Aceite o que vem em sua direção, busque sua luz e faça sua parte, da melhor maneira que puder. Confie em si mesmo e na vida.

Quando confiamos na vida, a vida se revela para nós de uma forma linda e surpreendente.

Quando perceber que se perdeu nesse processo, que se vitimizou, se revoltou ou negou sua própria luz, simplesmente perdoe a si mesmo e comece de novo, tente fazer melhor na próxima vez e assim, um passo por vez, caminhe na direção da melhor versão de si mesmo. Só assim, crescendo e evoluindo, somos capazes de interferir na realidade que se manifesta ao nosso redor. Quando aprendemos com a vida, a lição deixa de ser necessária.

Continua após publicidade