DESTAQUES

Incoerência entre desejo e atitude impossibilita jovem de sair do ficar para o namoro

Eduardo Yabusaki 01/01/2016 PSICOLOGIA
Mas... onde encontrar um possível grande amor?

por Eduardo Yabusaki

Desejar um relacionamento sério ocorre com frequência, mas as pessoas buscam esse objetivo de forma inadequada ou pouco eficaz. Acabam ficando incessantemente com diferentes pares sem que efetivamente se permitam viver um relacionamento com maior envolvimento e que conduza efetivamente a um conhecimento mais profundo.

A impossibilidade de se aprofundar num relacionamento ocorre devido à falta de vivência desse tipo de situação e à não aquisição de parâmetros de como isso possa acontecer. Ou seja, namorar é o desejo de toda pessoa e isso é mais do que uma simples maratona de beijos com sucessivos pares numa noite.

Associado a isso, existe a falta de experiência no que se refere à busca ou a ambientes em que essa aproximação possa ser facilitada. Esses dois fatores são determinantes.

Mesmo que essa seja uma busca da pessoa, dificilmente ela assume essa condição ou sequer reconhece que esse seja uma expectativa. Pensando nessa condição, antes de qualquer coisa, é importante que se reconheça como alguém que deseja ter um relacionamento sério, pois essa busca dependerá da escolha de lugares a frequentar, das pessoas e de atitudes que passará a adotar socialmente. Enfim, é preciso que essa vivência seja condizente com o que se deseja.

Nem sempre as pessoas têm essa percepção ou valorizam aqueles sinais ou indicadores que podem ser determinantes na busca por um par ou por alguém que possa ter algum potencial para iniciar um futuro relacionamento.

Muitas vezes os jovens, e não só, mesmo pessoas mais maduras, acreditam que o encontro com a pessoa ideal possa acontecer acidentalmente, magicamente ou mesmo naturalmente, e cada vez mais verificamos que isso não é verdade, pois os desencontros têm sido mais comuns do que o enlace entre duas pessoas que realmente desenvolveram e estruturaram o seu relacionamento.

Mas... onde encontrar um possível grande amor?

O lugar ideal para paquerar é onde você se sinta tranquilo, confortável e à vontade, pois é nele que será mais fácil ser você mesmo (a).

O importante é que quando o jovem estiver num ambiente ou mesmo ficando com uma pessoa com a qual vislumbre a possibilidade de ter um envolvimento afetivo, que esse se posicione com atitudes que efetivamente demonstrem isso. Ficar com várias pessoas numa noite certamente não é uma boa demonstração disso, embora a expectativa seja a de se deparar com alguém para ter um compromisso. Não que isso seja impossível, mas é bem menos provável. Portanto, assuma essa atitude e busque ambientes e pessoas que possivelmente possam estar em sintonia com esse desejo.

É importante saber que essa busca pode ser árdua, que pode não acontecer de imediato, ou que possa levar mais tempo do que se imaginava, e nem por isso deve-se desanimar ou entrar em desespero, o que pode também comprometer a busca.

Ter calma, tranquilidade e motivação é importante sempre e, acima de tudo, acreditar que em algum momento o encontro da pessoa que possa atender suas expectativas irá ocorrer. A partir daí, construir o relacionamento para que ele possa ser o melhor possível.




Eduardo Yabusaki

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.