Não tenho desejo mais por nada de sexo

por Marcelo Toniette

Resposta: O desejo sexual está relacionado aos sonhos e às fantasias sexuais e à busca de contato e envolvimento em atividade sexual.

Continua após publicidade

A diminuição ou ausência do desejo sexual pode estar associada a outros fatores da vida de uma pessoa, a exemplo de sentimento de culpa relacionado ao sexo, preocupação com o desempenho sexual, medo ou evitação de intimidade e de compromisso, ansiedade, depressão, dificuldade em perceber estímulos eróticos, uso de medicação ou outras drogas, estresse, entre outros.

Você pergunta se é "normal" não ter desejo por nada de sexo. Você deixa claro na sua pergunta que o desejo existe, porém, ele não é direcionado para o aspecto sexual. Com relação à ideia do "normal", assim como a idéia de sexualidade, é relativa ao contexto e à época em que vivemos.

O desejo sexual, assim como o prazer, pertence ao campo subjetivo e particular de cada um. Desse modo, cada pessoa sentirá o desejo do seu modo. Descartando a idéia de normalidade/anormalidade, que tal se perguntar se o que chama de "não desejo por sexo" é para você fonte de sofrimento, angústia, ou mesmo algum tipo de prejuízo? Se a resposta for afirmativa, seria interessante refletir e encontrar alternativas para melhorar o seu bem-estar e a sua satisfação sexual. Do contrário, se você e seu parceiro, caso tenha, estiverem bem com esse estilo de vida, não há motivo para preocupação.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento
 

Continua após publicidade