Existe relação entre idade e diminuição do desejo sexual?

por Sandra Vasques

"Tenho 45 anos. Gostaria de saber se há alguma diminuição significativa do desejo sexual a partir desta idade?"

Continua após publicidade

Resposta: A idade não interfere em mudanças significativas do desejo sexual, mesmo que isso não pareça verdade para muitas mulheres. Elas podem sim continuar a sentir desejo e ter relações sexuais bastante prazerosas e orgasmo. Muitas mulheres na casa dos 40 anos, experimentam, inclusive, um aumento do interesse sexual por se conhecerem melhor, estarem mais desinibidas.e abertas a novas e mais excitantes experiências.

A diminuição drástica dos hormônios estrogênio, progesterona , que ocorre em função da menopausa, interfere em outros aspectos do organismo e da vida sexual, mas não neste, que está mais relacionado à presença da testosterona. Esse é um hormônio tipicamente masculino, mas que presente em pequena quantidade no organismo feminino, é um grande responsável pelo desejo e sofre pouca alteração no decorrer da idade.

Psique: relação entre diminuição do desejo sexual e idade

No entanto, temos que considerar que em algumas mulheres há diminuição do desejo sexual a partir desta idade aproximadamente, em função da maneira como elas passam a lidar com as mudanças que inevitavelmente vão ocorrer em seu corpo, não só pela idade, mas em função da menopausa. Algumas acreditam que o final da fertilidade significa final da vida sexual e do direito ao prazer. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Continua após publicidade

A presença de um parceiro que demonstre desejo também interfere, pois ao se sentir requisitada e admirada eroticamente, a mulher se sente estimulada a viver sua sexualidade ativamente. Se, ao contrário, ele se mostra indiferente, a mulher pode entender que ela não é mais capaz de despertar o interesse dos homens e então passa a evitar sentir desejo para não se frustrar.

A mulher precisa aprender a cuidar da saúde e da estética visando o bem-estar, a qualidade de vida e descobrindo que pode continuar sensualmente interessante e atraente. Gostando e cuidando de si mesma e tendo a certeza que tem direito a continuar a ter uma vida sexual prazerosa, é que ela vai superar as dificuldades que podem se colocar em seu caminho e continuar não só desejando, mas obtendo todo o prazer que quiser. E tem algo que não se pode esquecer: quanto melhor for o sexo de hoje, maior o desejo de repetir mais e mais.