Como funciona a desintoxicação ambulatorial?

por Danilo Baltieri

"Tenho um amigo que está com problema com o uso de crack e coca."

Continua após publicidade

Resposta: Desintoxicação é definida como o processo de afastamento seguro e eficaz de um indivíduo do consumo de substâncias psicoativas. Muito frequentemente, quando um indivíduo dependente de uma substância psicoativa (álcool, nicotina, cocaína/crack, maconha, benzodiazepínicos, opioides, etc) cessa o consumo ou mesmo reduz drasticamente o uso das substâncias manifesta os chamados sintomas de síndrome de abstinência, os quais são relativamente específicos para cada tipo de substância utilizada.

A desintoxicação pode acontecer tanto em regime de internação quanto durante o tratamento ambulatorial, dependendo da gravidade dos sintomas, da existência de outras doenças, do suporte familiar e do grau de exposição social. Toda avaliação diagnóstica e de proposta terapêutica deverá ser realizada por médicos especialistas na área das Dependências Químicas.

Muitas vezes, quando não existem indicações formais para que o tratamento de desintoxicação seja realizado em regime de internação, a primeira tentativa de desintoxicação ocorre em ambulatório. O paciente deve concordar com o procedimento terapêutico, estar motivado para seguir as orientações médicas, colaborar com o tratamento oferecido e seguir algumas regras que lhe serão passadas. Frequentemente, orientações comportamentais serão realizadas, baseadas no quadro clínico e psicossocial de cada paciente.

Medicações podem ser utilizadas, dependendo também do quadro clínico de cada paciente e das indicações médicas específicas, sempre baseadas em evidência científica.

Continua após publicidade

Portanto, o processo de desintoxicação ambulatorial é bastante válido e deve ser realizado por profissionais especializados.