Entenda a prática do dharma

por Emilce Shrividya Starling

Dharma é uma palavra em sânscrito, vem da raiz dhr (sustentar, apoiar) e significa "aquilo que sustenta, mantém unido ou erguido". Em resumo, podemos dizer que dharma expressa a lei de justiça universal "que rege e sustenta os mundos mantendo a ordem e a justiça em todos os planos da criação".

Continua após publicidade

É um dever universal para todos. É a prática das virtudes: o não mentir, o não roubar, o não matar, o controle sobre a raiva, controle dos sentidos, o autocontrole, o contentamento, o conhecimento espiritual. É a bondade, compaixão, a generosidade, o altruísmo, a verdade, a sabedoria, a calma, a caridade, o entusiasmo e todas as outras virtudes.

Seguindo o caminho do dharma, do dever, da retidão, nós nos libertamos da dor e nos sintonizamos com as leis divinas e universais.

Muitas vezes não podemos mudar os fatos, mas podemos mudar o COMO PENSAR, FALAR E AGIR. Podemos mudar a nossa atitude interna. E ao pensar corretamente, ao falar corretamente e ao agir corretamente, diminuímos os efeitos do karma, diminuímos o sofrimento.

Pensando certo, esforçando-se de fato, se transformando para melhor, você pode ser o senhor de seu destino. Pode segurar as rédeas de sua vida.

Continua após publicidade

Karma, a lei de ação e reação é a lei da evolução do espírito. Por mais que resistimos ao aprendizado, o karma nos ensina; é paciente e criativo. Porém, quando seguimos o caminho do dharma, do dever, muitos karmas são eliminados ou diminuídos porque o caminho do dharma nos protege, nos apóia e sustenta.

Não podemos cair no fatalismo, na inércia, na estagnação achando que tudo é karma e que nada podemos fazer para mudar isto.

Entenda a diferença entre resignação e aceitação:

Continua após publicidade

Resignação é derrota, é um ato passivo que não leva ao crescimento.

Não fique acomodado, com depressão, sem agir, dizendo apenas que tudo é karma, que é seu karma. O objetivo não é sofrer passivamente, mas o objetivo é de conquista, de transformação.

Aceitação é ter paciência com suas limitações e desenvolver as possibilidades. Aceitar pacientemente o que não pode mudar, inclusive não querer mudar os outros.

A grande tarefa é mudar a si mesmo com amor, aceitação, determinação, persistência e paciência. Muita paciência. Paciência é a maior virtude. É o início de todas as virtudes. Como dizem os Mestres do yoga, nós viemos ao mundo somente para aprender e desenvolver paciência. E só deveríamos pedir a Deus por paciência. Absoluta paciência. Primeiro aprender a ter paciência conosco para depois expandi-la aos outros e aos acontecimentos.

Não adianta se revoltar nem se rebelar. Isto é ser infantil e teimoso. É simples perda de tempo e de energia. Em vez disso, aproveite para APRENDER, para CULTIVAR VIRTUDES, para entender o recado do universo, a mensagem que a vida está lhe dando para sua evolução.

Entenda que só termina o karma quando vivemos o dharma, o dever, a retidão.

Dharma, o correto pensamento, a correta palavra, a correta ação é a saída para o karma. É o caminho para a libertação, o caminho para ser mais feliz. Deus em mim saúda, agradece e reverencia Deus em você! Fique em paz!