Como parar de fumar sem engordar

por Ana Cristina Mendes

Neste artigo falarei sobre a relação entre a dieta e o fumo, bem como suas implicações na saúde.

Continua após publicidade

Abordar e discutir o fumo apenas do ponto de vista do controle de peso é difícil, pois vários elementos envolvem o hábito do tabagismo. Por esta ótica, como se explica então o prazerde fumar? A razão do prazer de fumar não foi completamente explicada e seu controle sobre as pessoas continua sendo um mistério.

Certamente, contribuem para isso alguns fatores como o sabor, a visão da fumaça, que são aspectos que "mexem" com o sensorial, aguçam os órgãos dos sentidos, associados a um contexto social.

O ato de fumar faz com que a pessoa relaxe e fique à vontade. Parece ter o valor de um brinquedo de estimação: pode-se manipular e brincar com um cigarro, charuto ou cachimbo. O fumo afeta a temperatura corporal e diminui levemente a rigidez. Quando uma pessoa afirma que "está morrendo por um cigarro", na verdade assim o faz por força de um hábito e não para satisfazer uma necessidade fisiológica.

O fumo e a dieta

Continua após publicidade

O fumo coloca o indivíduo que busca um controle de peso, através da dieta, em melhor estado de ânimo uma vez que tendo à mão "algo para colocar na boca" (o cigarro), ele sente-se menos privado daquilo que gosta, uma espécie de compensação.

Existem três efeitos promovidos pelo fumo que influem que influem sobre o apetite e, conseqüentemente, sobre a ingestão de alimentos:

1º) Ocorre a inibição das contrações do estômago que fazem parte da sensação de fome.

Continua após publicidade

2º) Ocorre um aumento na liberação de adrenalina na corrente sanguínea, o que reduz o apetite.

3º) Ocorre uma diminuição das sensações de sabor e aroma, o que acaba tornando o alimento menos atraente. Por esta razão é que os provadores profissionais evitam fumar, a fim de não interferir na sua capacidade de apreciar os aspectos sensoriais de alimentos e bebidas, particularmente o sabor e aroma.

Fumar ajuda a emagrecer?

A essa altura você deve estar se perguntando: Se o fumo faz tudo isso, então o hábito de fumar ajuda a emagrecer? Certamente. Entretanto, se você imagina que esta ajuda compensa os riscos à saúde já cientificamente comprovados, está bastante enganado. Portanto, fumar em qualquer circunstância, nunca será um hábito saudável, muito menos como caminho para emagrecer.

Parar de fumar é um passo geralmente seguido por um aumento de apetite e ganho de peso, que pode ser compensado de alguma forma.

Quando uma necessidade não foi satisfeita de alguma forma, surgirá outra necessidade que poderá ser ainda mais incômoda. Então, o melhor modo de preencher o "vazio" é encontrar uma nova forma, que seja saudável e benéfica para suprir a necessidade anterior.

Portanto, é necessário entender o que são hábitos e como podem ser modificados para se obter êxito numa mudança de atitude.

Os hábitos podem ser desejáveis (de difícil aquisição e facílima convivência) ou indesejáveis (de facílima aquisição e de difícil convivência). São desenvolvidos de forma lenta e gradativa, "sem que você perceba, ele já dominou você".

Normalmente, vêm preencher uma necessidade psicológica por mais sutil que possa parecer. Um hábito é dificilmente eliminado, mas facilmente substituído: idéia básica é adquirir bons hábitos em substituição aos maus hábitos.

Em geral, as pessoas que param de fumar substituem o hábito do cigarro por alimentos que provocam sensações prazerosas, de relaxamento e satisfação tanto quanto o cigarro, a exemplo de chocolates, doces, balas, massas, alimentos muito açucarados e/ou gordurosos, etc. Conseqüentemente, essa nova atitude poderá levar a um rápido aumento de peso e trazer conseqüências indesejáveis.

A dieta que ajuda a parar de fumar

Para buscar uma substituição mais saudável para o cigarro e evitar o excessivo aumento de peso aqui vão algumas dicas:

1º) Procure substituir o hábito de colocar o cigarro na boca por alguns alimentos menos calóricos. Corte pedacinhos de cenoura ou pepino ou beterraba (ao comprido, no formato do cigarro) e sempre que sentir vontade de fumar coma o "charutinho de cenoura, pepino ou beterraba".

2º) Procure introduzir na sua alimentação diária, frutas como abacaxi, melancia, lima, laranja-lima, mamão, melão, maçã, pêra, que auxiliam bastante o organismo no processo de desintoxicação.

3º) Utilize sucos de frutas (lima, laranja, abacaxi, goiaba, maracujá, cenoura, beterraba) para repor vitaminas e minerais, sobretudo os níveis de vitamina C que, particulamente nos fumantes, encontra-se diminuído.

4º) Incorpore o hábito de utilizar diariamente em sopas, sucos e saladas cruas, os vegetais folhosos verdes como alface, acelga, couve, espinafre, salsinha, coentro, agrião, rúcula, etc. Além de outras hortaliças (cenoura, pepino, beterraba, couve-flor, brócolis, pimentão, etc)

5º) Evite fazer o uso freqüente de massas refinadas, açúcar refinado, chocolate, doces em massa e em calda, frituras, carnes vermelhas, comidas gordurosas.

6º) Beba bastante água ao longo do dia (06 a 08 copos), incorporando também o hábito de substituir os refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos artificiais por água de coco, sucos naturais e chás caseiros.

) Não coma sem que esteja realmente com fome. Com o tempo você verá que muitas vezes ao dia nós comemos por força do hábito de colocar algo na boca e não porque temos uma real necessidade. E isso acaba colaborando para um aumento de peso.

8º) Repita para si mesmo que a decisão de parar de fumar será um ótimo negócio para sua vida e o caminho certo para uma saúde melhor.

9 º) Sua autoaprovação sobre a atitude tomada é a maior motivação para transformar seu hábito. Certamente, você encontrará também pessoas, amigos e parentes que vão motivá-lo também a deixar o vício e substituí-lo por hábitos mais saudáveis.

10 º) Procure iniciar um programa de atividade física orientada, após passar por uma avaliação médica. Caminhadas, natação, ciclismo, exercícios aeróbicos, hidroginástica, artes marciais e/ou outras modalidades esportivas poderão ajudá-lo nessa caminhada. Busque orientação de um professor de Educação Física.

11º) Procure checar o seu nível de pensamentos. Você está sendo otimista com relação à vida? Ou anda ansioso, tenso, estressado, se queixando de tudo e de todos? A mudança no padrão de pensamentos, pensar positivamente, vai ajudá-lo a atingir as metas de parar de fumar e se manter saudável.

12º) Procure a ajuda de um profissional Nutricionista ou médico especializado em Nutrição para auxiliá-lo no seu planejamento alimentar.

13º) Não se esqueça, não se muda um hábito da noite para o dia. Tenha paciência, seja persistente e acredite em você e na sua capacidade de mudar suas atitudes.