Doze formas de atrapalhar sua dieta

por Adriana Kachani

No meu dia a dia tenho conversado com muitas mulheres que buscam fazer uma dieta, mas que por algum motivo elas falham. O problema é que muitas vezes é difícil remover certas crenças que as pessoas trazem enraizadas desde a infância. Neste artigo de hoje, pretendo listar algumas coisas que NÃO DEVEM SER FEITAS, com o risco de estragar totalmente sua dieta. Lá vai:

Continua após publicidade

1ª) Seguir dietas da moda: chamo de dietas da moda aquelas que todos comentam por onde você estiver. Dietas devem ser individualizadas, respeitando suas necessidades e hábitos alimentares.

2ª) Misturar dietas: uma dieta individualizada foi recomendada para alcançar objetivos específicos, e leva algum tempo até surtir algum efeito. Não adianta se desesperar e trocar dietas a toda a hora – isso só vai atrasar a perda de peso.

3ª) Fazer dietas muito restritivas: muitas vezes, na ânsia de chegar mais rápido ao nosso objetivo, diminuímos bastante a quantidade de calorias que devemos ingerir. Isso pode nos levar ao cansaço, falta de energia mal humor e até depressão.

4ª) Ficar sem comer por longos períodos: dizemos, brincando, que se você não der trabalho ao seu metabolismo, ele ficará “lento e preguiçoso”. Na verdade, isso significa que o corpo, percebendo que não recebe nutrientes na frequência de que necessitaria, ele tenta “poupar” calorias a fim de que não passe necessidades. Assim, trabalha mais lentamente, e armazena muito mais as sobras. Portanto, não se esqueça dos lanches intermediários.

Continua após publicidade

5ª) Não comer se não tiver fome: se você não tiver fome na hora de alguma refeição, ela vai aparecer em algum momento. E quando chegar, será avassaladora. Neste momento, você não vai ter tempo de preparar uma refeição adequada, e vai comer o que tiver na frente, sem se preocupar com qualidade nem quantidade. Portanto, coma mesmo que não tenha fome, é preventivo.

6ª) Comer todos os dias a mesma coisa: ninguém aguenta tanta monotonia, né? Se ficar na salada, peito de frango grelhado e arroz no almoço e jantar, as chances de você jogar tudo para o alto e desistir são enormes!!! Tente variar o cardápio.

7ª) Eliminar todos os alimentos gostosos da sua dieta: é óbvio que numa dieta não podemos comer tudo o que queremos e gostamos – se não, não seria dieta, não é mesmo? Mas devemos ter uma pequena válvula de escape diário, aquele agradinho que nos faz seguir em frente. Caso contrário, após alguns dias não nos contemos mais e acabamos comendo tudo o que não deveríamos!

Continua após publicidade

8ª) Abusar no fim de semana: OK, já falamos que você precisa comer algo gostoso de vez em quando. Mas deixar toda a cota de guloseimas para o fim de semana não é o caminho certo. Isso vai fazer com que seu metabolismo fique desnorteado, sem saber como trabalhar. Porque durante alguns dias, ele tem poucas calorias e trabalha num ritmo. Quando se acostuma, vem outra quantidade e ele tem que trabalhar num outro ritmo, e assim vai.

9ª) Transformar dieta em hábito: uma dieta deve ter começo, meio e fim. Não confunda dieta com reeducação alimentar, que é uma coisa que deve ser adquirida para o resto da sua vida. Uma dieta significa ter restrições alimentares e de quantidade. O contrário da reeducação alimentar, que visa uma alimentação saudável sem excluir nenhum alimento que você goste.

10ª) Comer de madrugada: entendo que talvez você possa acordar com fome. Mas comer ao acordar no meio da noite vai fazer com que você coma uma besteira e em quantidades catastróficas. Além do mais, comer com barriga cheia dá uma indigestão certa. E não se esqueça das cáries, caso você não tenha força de escovar os dentes. Afinal, quem vai acordar e preparar um bom prato de refeição? Normalmente vamos direto para bolachas, chocolates e sorvetes. Se você tem esse costume, tente deixar um copo de água ao lado da cama e contente-se com ele.

11ª) Não fazer atividade física: se engana quem está perdendo muito peso na balança e acredita que está emagrecendo. Muitas vezes está perdendo água e musculatura. A Atividade física deve fazer parte da dieta a fim de que seu peso em gordura seja trocado por musculatura. De quebra, a atividade física ainda levanta o moral, dá bom humor e ajuda nosso organismo a funcionar corretamente, devendo assim, fazer parte de um estilo de vida saudável.

12ª) Ter a estética como único objetivo na sua dieta: ficar mais bonita pode até ser um objetivo, mas não deve ser o único. Emagrecer também melhora a saúde: a pressão fica melhor, os riscos cardiovasculares diminuem e a chance de diabetes cai drasticamente. O menor peso confere agilidade para suas atividades diárias. Ou seja, esses devem ser outros objetivos para você não perder o rumo da sua dieta.

As dicas estão aí… agora cabe a você quebrar suas crenças e assim conseguir levar sua dieta até o fim. Boa sorte!