Dieta equilibrada durante o inverno evita aumento de peso e colesterol

Com a chegada do inverno aumenta a procura por receitas que, devido à combinação de ingredientes, ajudam a aquecer o corpo. Porém, a maioria dessas delícias também pode proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL), pois são compostas por alimentos bastante calóricos e gordurosos. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável no inverno. “A alimentação não deve ser um amontoado de preceitos rigorosos, nem devemos proibir. A proibição leva à culpa e à transgressão, salienta o Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor – Hospital do Coração.

Mesmo com os deliciosos pratos disponíveis no inverno, é importante manter sempre uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água. As sopas são uma boa opção para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome, para aqueles que estão acima do peso. Devem ser preparadas com uma variação de legumes, verduras, grãos, azeite de oliva e temperos que ressaltem o sabor.

Continua após publicidade

“Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes.

Uma alimentação rica em azeite, principalmente quando comparada a dietas fartas em gordura animal, fontes de gordura saturada, é capaz de reduzir o colesterol LDL e aumentar o HDL (bom colesterol), que protegem as artérias. Ao consumir o azeite estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna este óleo mais saudável em relação aos outros.

Dicas para comer com saúde e prazer:

–  Fracionar a alimentação durante o dia;

Continua após publicidade

– Incorporar legumes coloridos à alimentação;

– Incorporar alimentos com sabor acentuado;

–  Utilizar frutas em mistura com doces e salgados;

Continua após publicidade

–  Utilizar o sabor azedo de algumas frutas na preparação de carnes;

–  Reduzir o sal e gorduras saturadas;

–  Aumentar gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva e canola;

–  Evitar ingerir refrigerantes e bebidas gasosas;

–  Reduzir o consumo de carboidratos no período noturno;

–  Aumentar o exercício aeróbico visando controlar o peso;

–  Não comer por impulso;

–  Não ir ao supermercado com fome.