DESTAQUES

Dieta equilibrada durante o inverno evita aumento de peso e colesterol

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

Com a chegada do inverno aumenta a procura por receitas que, devido à combinação de ingredientes, ajudam a aquecer o corpo. Porém, a maioria dessas delícias também pode proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL), pois são compostas por alimentos bastante calóricos e gordurosos. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável no inverno. “A alimentação não deve ser um amontoado de preceitos rigorosos, nem devemos proibir. A proibição leva à culpa e à transgressão, salienta o Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor - Hospital do Coração.

Mesmo com os deliciosos pratos disponíveis no inverno, é importante manter sempre uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água. As sopas são uma boa opção para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome, para aqueles que estão acima do peso. Devem ser preparadas com uma variação de legumes, verduras, grãos, azeite de oliva e temperos que ressaltem o sabor.

“Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes.

Uma alimentação rica em azeite, principalmente quando comparada a dietas fartas em gordura animal, fontes de gordura saturada, é capaz de reduzir o colesterol LDL e aumentar o HDL (bom colesterol), que protegem as artérias. Ao consumir o azeite estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturadas, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna este óleo mais saudável em relação aos outros.

Dicas para comer com saúde e prazer:

Fracionar a alimentação durante o dia;

- Incorporar legumes coloridos à alimentação;

- Incorporar alimentos com sabor acentuado;

-  Utilizar frutas em mistura com doces e salgados;

-  Utilizar o sabor azedo de algumas frutas na preparação de carnes;

-  Reduzir o sal e gorduras saturadas;

-  Aumentar gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva e canola;

-  Evitar ingerir refrigerantes e bebidas gasosas;

-  Reduzir o consumo de carboidratos no período noturno;

-  Aumentar o exercício aeróbico visando controlar o peso;

-  Não comer por impulso;

-  Não ir ao supermercado com fome.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.