Feriadão: dicas para não voltar com quilinhos a mais

Da redação

Segundo a nutricionista funcional Patrícia Davidson, a pessoa não pode ser privada de provar alguns pratos ou bebidas que fazem parte da cultura local. "Mas isso tem de ser feito com bom senso e parcimônia. No dia em que comer um prato típico mais pesado, a pessoa deve procurar não beber. E vice-versa. Em todos os lugares, há opções de alimentos mais saudáveis que devem contrabalançar os experimentos gastronômicos próprios de uma viagem. As pessoas engordam porque não conseguem esse equilíbrio", explica.

Continua após publicidade

O ideal é que as pessoas tentem manter na viagem a alimentação do dia-a-dia. De acordo com a nutricionista funcional, é essencial iniciar o dia de maneira correta, com um bom café da manhã. Neste, devem ser priorizados pães integrais, frutas, sucos de frutas, cereais à base de milho ou integrais, frios magros, ovos (desde que não seja feito na manteiga ou na margarina). E devem ser evitados (ou ingeridos em pequena quantidade) os pães "brancos", tipo francês, croissants, pães doces, cereais com açúcar, waffles, biscoitos amanteigados etc. "Quanto mais se comer deles, mais fome se terá ao longo do dia, o que cria um ciclo vicioso", alerta.

Um item importante para os viajantes que não querem voltar com "excesso de peso" é o consumo de bebidas alcoólicas. De novo, a velha (e boa) recomendação: moderação. "O álcool é fonte de calorias vazias, não agrega nada ao organismo do ponto de vista nutricional. Pelo contrário: é uma das maiores toxinas a que estamos expostos. No seu metabolismo, são gastas muitas vitaminas do complexo B, responsáveis pelo melhor aproveitamento dos alimentos e por produção adequada de energia", conclui a especialista.

Cinco dicas para se manter a forma na viagem

. Os maiores vilões da boa forma nas viagens são os pães brancos, as bebidas alcoólicas e as sobremesas. Todos devem ser consumidos com moderação. Para consumi-los, deve se atentar não apenas para a quantidade, mas também para as combinações.

Continua após publicidade

. No café da manhã, procure evitar o pão branco. Dê preferência aos alimentos naturais e integrais. Tenha sempre uma porção de fruta ou suco de frutas.

. Passe no supermercado e compre alguns alimentos que podem ser ingeridos nos passeios. Exemplos: torrada integral, barra de cerais, frutas. É muito comum em viagens esquecermos dos lanches e ficarmos mais de quatro horas sem comer. E aí, nas refeições principais, descontamos, o que é desastroso.

. Se tomar uma taça de vinho no jantar, procure não comer carboidratos na refeição, visto que a bebida alcoólica já é fonte de carboidrato.

Continua após publicidade

. Caminhe muito. Não há meio melhor – e mais saudável – para conhecer um lugar novo do que caminhando.