Entenda a diferença entre paixão e amor

por Arlete Gavranic

Relacionamentos afetivos são uma busca sempre presente e significativa na vida das pessoas.

Continua após publicidade

Algumas se envolvem mais, outras resistem até confiar e se entregarem a dizer que gostam, a se dedicarem e se mostrarem inteiras para viver um amor ou relação intensa.

O que estou dizendo com isso é que muitos relacionamentos não são necessariamente um caso de amor. Sei que para muitos isso é absurdo de se pensar, pois vivem à espera de encontrar o amor eterno, aquele que vem ou irá por outras vidas!

Na verdade, um relacionamento necessita de muitos "ingredientes" para ser bom, mas vamos ter que diferenciar primeiro paixão de amor.

Paixão é intensa e impulsiva, palpitante… você idealiza e enxerga o outro perfeito, ideal, com "véu cor de rosa"!

Continua após publicidade

No amor o sentimento é intenso, mas você enxerga qualidades e defeitos, mas mesmo assim tem um afeto intenso que acredita valer a pena.

Mas algumas pessoas viram grandes parceiros, têm afinidades e aprendem a viver muitas coisas juntas com muita satisfação. Se houver uma boa química, o tesão estará presente e poderá ser fonte de satisfação e intimidade, que pode aprofundar a cumplicidade do casal. Se não houver, deveremos entender uma relação de amizade, uma sociedade, uma parceria sem aproximação sexual e, portanto,, sem envolvimento íntimo. Mas há casais que optam por viver essa parceria assexuada. Há risco de traição? Sim, esse existe, mas independe do modelo de relacionamento, temos que entender que só será considerada traição se houver a expectativa de fidelidade, mesmo que assexuada.

O que essas pessoas buscam é a sensação de parceria, de companheirismo, às vezes de proteção, de sentir-se querido, com ou sem sexo!

Continua após publicidade

E você o que está buscando para se relacionar?