Mesclar razão e emoção nas decisões traz uma vida mais significativa e feliz

por Lilian Graziano

Qual o significado da sua vida?

Continua após publicidade

Você sabe qual é?

Uma vida significativa, um trabalho significativo… tudo depende de profunda reflexão e autoconhecimento, algo sobre o qual devemos, primeiro, derrubar alguns conceitos errôneos que nos levam a decisões que desconsideram nossa assinatura pessoal e as emoções positivas na busca de um propósito para nossa existência.

Sem entrar no mérito da complexidade que o tema exige, é possível destacar um enorme engano: tendemos a buscar apenas na razão e em certos valores e imposições culturais, significado para tudo o que realizamos. Nossa sociedade moderna, ávida por SUCESSO, um conceito carregado de generalizações, busca um modus operandi "pasteurizado", cartesiano, puramente racional e pragmático.

Ora, determinados valores variam no espaço-tempo de uma sociedade. E nossa linha de pensamento-ação, como muitos sabem, acontece com base em uma grande descoberta da Ciência: cognição e emoções estão intimamente ligadas para defini-la. Não podemos ignorar ou minimizar o papel das emoções em nossas escolhas, muito menos o das emoções positivas.

Continua após publicidade

Em Psicologia Positiva, acreditamos que conferir propósito à vida é algo diretamente relacionado ao emprego de nossa assinatura pessoal (principais forças pessoais – veja aqui) em algo que seja para um bem maior, para além de nossa própria existência. Isso tem a ver não com grandes feitos, mas com o entendimento mais amplo do propósito daquilo que realizamos.

Para além de nossas forças pessoais, estão as emoções positivas que regem nossa motivação: o amor, a compaixão, a esperança, a admiração, a gratidão, a confiança, a alegria, dentre outras. São componentes universais do comportamento humano e os quais são percebidos em uma vida significativa e feliz.

Como escolher a profissão certa?

Continua após publicidade

Na escolha de uma profissão, por exemplo, é preciso fazer as perguntas certas: isto tem a ver com minhas inclinações? Entenda-se por inclinações, não as aptidões específicas para esse ou aquele trabalho; mas as suas motivações naturais, características psicológicas desejáveis ou aproveitáveis nesse contexto. E então chegará em suas forças pessoais.

Pergunte-se também sobre sentimentos possíveis e almejados no curso escolhido, o que levará você às emoções positivas possivelmente originadas do exercício da tal função/carreira. Depois (e somente depois) faça as perguntas que estamos acostumados a fazer sobre objetivos específicos da escolha, conhecimentos específicos necessários, como é possível sobressair-se nela e quais os resultados possíveis no caminho escolhido.

Transponha esse exercício para outros contextos de sua vida, lembrando que emoções positivas geram um ciclo do bem, pois experimentá-las pressupõe também passá-las adiante. Isso contribui para aumentar o nível de felicidade percebido na vida, tal qual a Psicologia Positiva a define: um balanço positivo de vivências e conquistas, independente dos percalços e emoções negativas presentes em sua trajetória.