Os dez ‘erres’ da relação saudável com o dinheiro

Da Redação

1ª) RESOLVER – Resolva que você não quer ser dependente de ninguém, que quer ter dinheiro suficiente para ter a liberdade de escolher onde quer morar, e com quem, quando quer sair de férias, que médico vai consultar. Não deixe que a falta de dinheiro determine essas coisas para você.

Continua após publicidade

2ª) REORDENAR – Reordene a sua vida se por acaso se atolou em dívidas

3ª) RECUPERAR – Recupere a sua autoestima livrando-se das dívidas e das pessoas que podem prejudicar você.

4ª) RECONHECER – Reconheça seus erros e aprenda com eles. Reconheça também que você (como a maioria das pessoas, aliás) não pode ter tudo. O planeta não agüentaria isso. Seja solidária com a nossa mãe Terra não consumindo mais do que seja o necessário para uma vida agradável.

5ª) RESERVAR – Faça reservas financeiras equivalentes a seis salários ou rendimentos mensais. Isso deverá ser guardado para emergências. Não raro as pessoas quando necessitam de dinheiro para algo sazonal ou emergencial (uma doença, um carro que quebra, uma viagem inesperada) acabam se endividando para resolver seus problemas. E dívidas viram bolas de neve com muita facilidade.

Continua após publicidade

6ª) RESPEITAR – Respeite os riscos do mercado. Se você já se transformou em um investidor (com as questões de endividamento sob controle) vá devagar. Respeite os riscos do mercado. Invista cuidadosamente. Não é porque todo mundo está falando "daquele investimento fantástico" que você acha que deve entrar de cabeça também. Diversifique.

7ª) RELACIONAR-SE – Relacione-se com agentes financeiros sérios, que mantêm regras claras de atuação, respeitam suas clientes e funcionárias e estejam entre as melhores empresas para as mulheres trabalharem. Não dê moleza aos agentes financeiros que não estiverem nessas listas de boas empresas para as mulheres. Precisamos dar um basta aos abusos de gênero. Se o seu banco não estiver na lista das melhores empresas para as mulheres trabalharem, simplesmente procure um que esteja na lista e mude de banco.

8ª) REALIDADE – Reconhecer que a menos que você tenha muita sorte, ou seja um herdeiro, ou alguém da família real, você terá quantidades limitadas de tempo, energia e dinheiro ao longo da sua vida. Essas são as três mais importantes mercadorias de troca do nosso século. Use-as bem.Não as desperdice.

Continua após publicidade

9ª) RESTRIÇÃO – Significa ter autocontrole para administrar o presente e o futuro ao mesmo tempo. Traduzindo: não se exceder nos gastos presentes, gastar menos do que você ganha, poupar pelo menos 10% do dinheiro que poderia ser usado agora e investi-lo em objetivos futuros, especialmente para a aposentadoria.

10ª) RESPONSABILIZE-SE – Caso você administre bem seu dinheiro, poderá fazer um monte de coisas por você e por outras pessoas. Por outro lado, é também sua a responsabilidade de por tudo a perder. Parece amedrontador, mas não é! Mas também é altamente libertador. Por isso, livre-se da mania de colocar a culpa nos ombros de outras pessoas. Todos nós estamos no mesmo barco. Somos os únicos responsáveis pelo nosso futuro financeiro. Isso não é mais responsabilidade do governo, nem dos nossos filhos. Se é que algum dia foi.

Fonte: Eliana Bussinger é mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas