Entenda a dislipidemia: aumento anormal de gorduras no sangue

por Gilberto Coutinho

Nutrientes de importância relevante para o metabolismo dos seres vivos, os lipídios ou lípides (do grego lipos, gordura) são compostos insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, apresentam estrutura química variável, compreendem as gorduras, os óleos, as ceras e outros compostos orgânicos.

Continua após publicidade

Os óleos e as gorduras são lípides de reserva dos animais e vegetais. Os lípides complexos (fosfolípides e glicerolípides) existem em diversos tecidos do organismo; fornecem energia (9 kcal/g); constituem o tecido adiposo (reserva de energia, confere amortecimento contra choques e isolamento elétrico e participa da manutenção térmica); encontram-se em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e células de gordura (componentes estruturais); e incluem vitaminas e hormônios (prostaglandinas).

Em geral, as gorduras de origem animal são ricas em ácidos graxos saturados (não possuem duplas ligações em suas cadeias moleculares; geralmente, apresentam-se na forma sólidas à temperatura ambiente) e encontram-se associadas, por confiáveis pesquisas, ao desenvolvimento da aterosclerose e das doenças coronarianas.

A manteiga, a banha de porco, a gordura debaixo da pele do frango, o sebo, o óleo de coco, etc. são bons exemplos de alimentos com elevado teor de gorduras saturadas; tais gorduras saturadas são muito prejudiciais à saúde e, por tal razão, devem ser evitadas ou seu consumo devidamente controlado. A gordura ao redor das bistecas, assados, produtos derivados da carne, laticínios, creme de leite integral são também ricos em gorduras saturadas.

Os principais componentes de uma dieta a afetar o colesterol circulante no sangue são a gordura e o colesterol provenientes de alimentos de natureza animal. Consumir muita gordura animal é sinônimo de colesterol elevado e perigoso risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A água de coco é uma excelente bebida isotônica natural, no entanto o coco é a ovelha negra do reino vegetal; a gordura em seu interior é rica em gordura saturada. A gordura, mesmo que seja vegetal, que passa por hidrogenação sofre saturação da molécula. A gordura saturada é prejudicial para as artérias e o coração; saber diminuí-la na alimentação constitui um conhecimento necessário à preservação do bem-estar e da saúde. Estudos epidemiológicos demonstram que existe uma relação significativa entre o aumento do nível de colesterol e o surgimento da doença aterosclerótica coronariana.

Continua após publicidade

Conceituação

A dislipidemia consiste num distúrbio orgânico caracterizado pelo aumento anormal da taxa de gorduras no sangue, principalmente o aumento do colesterol e dos triglicerídeos que predispõe ao desenvolvimento da aterosclerose (depósito de placas gordurosas dentro dos vasos sanguíneos), o que pode impedir ou diminuir o fluxo do sangue, devido ao estreitamento do diâmetro das artérias, e causar infarto, derrame (AVC), insuficiência vascular periférica, etc. Os fatores de risco são: dietas ricas em gorduras; obesidade; diabetes; sedentarismo; hipertensão arterial; predisposição genética; idade; e tabagismo.

Classificação

Continua após publicidade

A dislipidemia pode ser primária (de origem genética) ou secundária (causada por doenças como diabetes, obesidade, hipotireoidismo, insuficiência renal, ou se encontrar relacionada ao uso de anticoncepcional oral, tratamentos hormonais, etc.).

Manifestações clínicas

O colesterol (esterol) é uma substância essencial ao nosso organismo, constituinte das membranas celulares e das lipoproteínas (responsáveis por transportá-lo no sangue), também precursor dos ácidos biliares, de alguns hormônios e da vitamina D; encontrado em óleos e gorduras animais, tecido nervoso, bile, sangue e gema de ovo. No entanto, quando seus níveis se encontram elevados no sangue, surgem as doenças cardiovasculares (angina, infarto, arteriosclerose e aterosclerose) e derrame (AVC).

O excesso de colesterol e triglicerídeos na circulação sanguínea contribui para a formação de placas ateromatosas (depósitos difusos de gordura sobre as paredes internas das artérias) que podem se aderir ao interior das paredes das artérias e obstruir a circulação do sangue. Grande parte do colesterol é produzido pelo fígado (cerca de 70%), sendo 30% provenientes de uma dieta rica em gorduras. Níveis elevados de colesterol contribuem para o acúmulo de gordura saturada. O colesterol encontra-se presente na gordura saturada, na manteiga, no sebo, em muitos queijos gordurosos, nas vísceras animais, em muitos frutos do mar, etc.

Uma recente e importante pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), envolvendo 34 mil pessoas, entre os anos de 2008 e 2009, revela que a dieta do brasileiro é pobre em nutrientes (vitaminas e sais minerais) e rica em calorias. Segundo essa mesma pesquisa, o brasileiro está consumindo menos frutas, hortaliças, leite e fibras do que o recomendado; e também constata que, a partir dos dez anos de idade, o consumo de sódio, proveniente do sal de cozinha (6 gramas é a ingestão diária de sal recomendada; no entanto, 8,2 g são a média do consumo diário no Brasil), aumenta, assim como também o de açúcar e gordura saturada (cerca de 30% das gorduras são provenientes dos alimentos), substâncias que se encontram associadas ao desenvolvimento da obesidade, do diabetes, da dislipidemia, da hipertensão arterial e, inclusive, do câncer.

Diagnóstico

A dislipidemia pode ser detectada pelo exame completo de sangue, após um jejum de 12 horas. É recomendável que, a partir dos 20 anos de idade, homens e mulheres tenham seu perfil lipídico determinado (por um hemograma completo). Enquanto crianças e adolescentes (entre 2 e 19 anos de idade), a determinação dos lipídios, via exame de sangue, deve ser realizada naqueles que apresentarem manifestações clínicas de dislipidemia, fatores de risco para enfermidade aterosclerótica, antecedentes familiares de dislipidemia ou de doenças aterosclerótica prematura em familiares de primeiro grau, antes dos 55 anos em homens e 65 anos em mulheres.