Ficar só como dona de casa pode causar obesidade?

por Rosemeire Zago

Resposta: A obesidade não tem como causa a nossa atividade, mas pode ser agravada em função do sedentarismo. Por mais que se movimente muito durante o dia fazendo suas tarefas diárias, é muito diferente de realizar uma atividade física orientada por um profissional.

Continua após publicidade

É importante consultar um médico endocrinologista para um exame clínico e exames laboratoriais. Você os faz com frequência? Há quanto tempo está acima da média de seu peso?

A causa da obesidade envolve muitos sintomas físicos, e é considerada uma doença, mas há também os aspectos emocionais envolvidos que devem ser identificados.

Como se sente sendo dona de casa? Isso a satisfaz?

Nossos conflitos internos, em geral, causam nossos sintomas, como se fosse um alerta de insatisfações acumuladas que se refletem no corpo. Por isso é importante que você faça uma análise de quando começou a ficar com o peso acima de sua média, quais as consequências disso, ou seja, como se sente em relação ao seu peso atual? Em que momentos você percebe que come mais? O que pode estar querendo preencher através da comida? Responda essas questões a si mesma e pense nas prováveis causas de sua compulsão alimentar. E se não o fez ainda, procure um médico de sua confiança e um psicólogo para identificar as causas emocionais envolvidas.

Continua após publicidade

Como pode uma pessoa ter personalidades tão distintas no trabalho e em casa?
No trabalho sou arrojada e segura, mas em casa sou uma verdadeira 'Amélia' e engordei

Resposta: Isso pode acontecer sim, e com muita freqüência. Como você mesma escreveu: 'personalidades distintas'. Se formos analisar a palavra personalidade, iremos encontrar a palavra persona, que quer dizer máscara, a qual todos nós usamos, porém de maneira inconsciente. Durante algum tempo, as máscaras são como uma proteção pela própria necessidade de defesa, mas com o tempo podem se tornar a origem de muitos conflitos. Por qual motivo no trabalho você é confiante? Será uma necessidade de provar para os outros ou para si mesma que é capaz? E quando chega em casa, simplesmente sua maneira de ser, muda. Afinal, quem é realmente sua verdadeira essência? A que está no trabalho ou a que está em casa? Onde você precisa se proteger mais? Será que em casa, onde convive com pessoas mais íntimas? Ou é neste lugar que se permite ser você e surge a necessidade de ser reconhecida, onde provavelmente você não é? Perceba bem, na verdade você busca a mesma coisa nos dois lugares: reconhecimento.

Claro que inconscientemente, seja no trabalho, onde você diz ser segura e reconhecida; e em casa, onde por mais que faça, sendo até uma 'Amélia', como você mesma escreve, também parece ser uma maneira de agradar e buscar reconhecimento. Só que em casa seus sentimentos estão ficando mais nítidos e vêem à tona, pois provavelmente não há o reconhecimento do que faz e assim suas necessidades emocionais, com o passar do tempo, não sendo satisfeitas, trazem a tristeza, a obesidade (o que você busca preencher através da comida???) e não consegue mudar.

Continua após publicidade

Geralmente, quando não conseguimos mudar algo, é porque está relacionado com conteúdos inconscientes e enquanto não se tornarem conscientes, não conseguirá mudar mesmo. Para que consiga uma mudança, é preciso elevar seu autoconhecimento, que pode ser obtido com a psicoterapia.

Identifique as máscaras que têm utilizado, ainda que seja para se proteger ou para obter o que deseja. Perceba as verdadeiras muralhas que foram se formando ao longo de sua vida, não só te afastando das outras pessoas, mas principalmente de si mesma.

Há dois anos, em função de uma mudança de cidade, deixei de trabalhar e agora fico só como dona de casa
Às vezes tenho muita vontade de chorar sem motivo, me sinto deprimida, engordei muito, agora faço dieta pra tentar voltar a auto-estima, mas ainda sinto falta de algo

Resposta: Quem sofre com tudo isso, com certeza mais que seu marido e seu filho, deve ser você mesma, concorda? Você escreve que chora sem motivo… sempre que choramos há um ou mais motivos, por mais que você diga não saber, deve haver, mas que não consegue identificar. A depressão que você também cita, tem como mensagem simbólica e inconsciente, um pedido de reflexão sobre as insatisfações ou necessidades emocionais não supridas. Quais são suas necessidades, você sabe?

Fazer dieta ou um programa de reeducação alimentar de nada vai adiantar se não for identificada a causa de seu aumento de peso. É o mesmo que você entrar num quarto escuro e querer mudar tudo lá dentro, os móveis, a decoração, etc, não será possível, certo? Você só conseguirá realizar a mudança se acender a luz. O mesmo acontece quando queremos mudar um padrão de comportamento sem identificarmos as prováveis causas, que em geral, são inconscientes. Ter consciência de suas necessidades é o mesmo que acender a luz do quarto para realizar a mudança. Ou seja, a luz que precisa acender é identificar as possíveis causas de sua infelicidade, seu choro, o que realmente está fazendo falta em sua vida. Quando conseguir identificar, o que não é nada fácil, mas possível, conseguirá mudar o que quiser.

Quanto a sentir que falta algo, não creio que seja apenas o trabalho, a falta de seus familiares, isso tudo pode fazer falta e colaborar para o aumento do que sente, mas a falta maior deve ser o amor por si mesma, o respeito pelas suas necessidades que devem estar sendo reprimidas, negligenciadas, porque talvez nem tenha identificado quais sejam. Faça uma análise de sua vida, pense sobre o que tem causado insatisfação. Pergunte a si mesma o que te causa tanta tristeza? O que a faz chorar? As respostas estão todas dentro de você, basta querer ouvi-las.