DESTAQUES

Quem sofre de dor nas costas pode fazer musculação?

Milena Imaizumi 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Milena Liste

"Tenho 46 anos e recentemente fui acometido de uma dor nas costas (lombalgia). Gostaria de saber se eu posso fazer musculacão?"

Resposta: Após visita ao médico ortopedista, uma vez descartada patologias como neoplasia (tumor), discopatias graves (hérnia de disco), artroses severas que acometam locais importantes da coluna ou terminações nervosas, entre outras, voce deve fazer musculação.

Todavia, uma lombalgia na sua fase aguda (recente), o médico, o fisioterapeuta e o educador físico irão orientá-lo sobre: descanso ou repouso inicial com ou sem remédios, exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos estabilizadores da coluna e posteriormente a série de musculação para o condicionamento da sua coluna e seu corpo durante o dia a dia.

Uma série básica de exercícios para lombalgia consiste em fortalecer os músculos abdominais, fortalecer os glúteos, alongar os músculos posteriores da coxa e pernas. Evitar atividades de impacto como a corrida, step, ginástica aeróbica, danças são importantes. Como atividades principais, a natação, hidroginástica, ciclismo ou bicicleta estacionária e caminhadas no plano.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Amor: você considera sua relação frágil?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.