O que fazer antes e após a primeira vez?

por Margareth dos Reis

"Bem gostaria de saber o que devo fazer antes e depois de ter minha primeira vez? Que mudanças vão ocorrer em mim? Caso a camisinha estoure, posso tomar a pílula do dia seguinte? Vai doer e sangrar muito? Depois da primeira transa devo ir ao ginecologista? Se sim, por quê?"

Continua após publicidade

Resposta: Para começar, é importante que você interprete o sexo como uma coisa natural, boa e saudável, e que deve acontecer no momento em que você estiver se sentindo preparada para essa experiência.

Assim sendo, saiba que a única mudança física que ocorrerá com você será o rompimento do hímem. Em relação a sangramento e/ou dor, não é uma regra que isso ocorra. A dor é mais provável quando a garota fica tensa, pois leva à contração de toda musculatura da região vaginal dificultando a penetração do pênis. Vale lembrar que um fator importante que facilitará, tanto a primeira como todas as outras relações sexuais satisfatórias, será a excitação responsável pela lubrificação vaginal para o intercurso sexual.

Agora o que você tem que assumir como prioridade é ir ao ginecologista antes da primeira transa! É esse(a) especialista que irá orientá-la sobre os métodos contraceptivos disponíveis e indicar o que for melhor para você e para a sua segurança. Há também outras questões relevantes: tanto para a mulher quanto para o homem a “primeira vez” é sempre um acontecimento especial que envolve a curiosidade e sentimentos intensos como insegurança, tensão e angústia. Por isso, a iniciação sexual pode até acontecer de forma meio atrapalhada por envolver algo que é novo e que depende de aprendizado crescente para ficar cada vez melhor.

Todavia, a decisão de entrega sexual deve incluir a atração mútua, uma boa dose de confiança na outra pessoa da relação, comportamentos e práticas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) com uso de camisinha, e de gravidez (por algum método anticoncepcional), além de clima e ambiente favoráveis para que essa novidade seja estimulante e saudável para ambos.

Continua após publicidade