DESTAQUES

Certas atitudes do meu novo namorado me incomodam. Devo dizer a ele?

Eduardo Yabusaki 01/01/2016 PSICOLOGIA
Com o tempo, cada uma das partes vai se mostrar mais e mais

por Eduardo Yabusaki

Não só com o passar da paixão, mas com o passar do tempo, mudanças e amadurecimento trazem uma nova realidade ao relacionamento com atitudes do parceiro que podem incomodar.

Mas isso tudo é natural. Afinal, mudamos constantemente e não é diferente no relacionamento.

Ao nos depararmos com características diferentes do que esperávamos, ficamos frustrados e decepcionados. Isso traz sentimentos de mal-estar e rejeição; distanciamo-nos do outro ou criamos barreiras.

Quando o envolvimento é muito intenso e forte, tendemos a nos “enganar” involuntariamente achando que o par é perfeito, isento de defeitos e fraquezas. Isso não é verdade. Todos têm suas dificuldades, problemas e falhas. Precisamos, considerar esta condição para que a decepção ou frustração não seja avassaladora e destrua o relacionamento.

Fantasiar, desejar ou idealizar uma pessoa e um relacionamento perfeito, faz parte da construção do envolvimento afetivo. Aliás, isso tem um papel importante para que a intensidade de sentimentos possa acontecer. Porém, não podemos permitir que nos ceguem por muito tempo.

Como lidar com a nova 'personalidade' dele?

Com o passar do tempo, cada uma das partes vai se mostrar mais e mais, e é natural que surjam individualidades e a personalidade de cada um. Assim não se deve desconsiderá-las, mas identificá-las e reconhecê-las para avaliar conjuntamente o que pode ser feito para amenizá-las ou até, quem sabe, se possível, modificá-las; já que numa relação não podemos mudar o outro. Mas cada um pode, através de um suave e natural autoesforço, se empenhar para melhorar.

Muitas vezes o par se cala ao se deparar com alguma frustração e assim sofre em silêncio. Isso fatalmente vai gerar conflitos ou problemas futuros. Portanto, não deixe passar sem se manifestar. Além do mais, esse é o caminho para se chegar a um entendimento ou resolver o problema.




Eduardo Yabusaki

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.