Certas atitudes do meu novo namorado me incomodam. Devo dizer a ele?

por Eduardo Yabusaki

Não só com o passar da paixão, mas com o passar do tempo, mudanças e amadurecimento trazem uma nova realidade ao relacionamento com atitudes do parceiro que podem incomodar.

Continua após publicidade

Mas isso tudo é natural. Afinal, mudamos constantemente e não é diferente no relacionamento.

Ao nos depararmos com características diferentes do que esperávamos, ficamos frustrados e decepcionados. Isso traz sentimentos de mal-estar e rejeição; distanciamo-nos do outro ou criamos barreiras.

Quando o envolvimento é muito intenso e forte, tendemos a nos “enganar” involuntariamente achando que o par é perfeito, isento de defeitos e fraquezas. Isso não é verdade. Todos têm suas dificuldades, problemas e falhas. Precisamos, considerar esta condição para que a decepção ou frustração não seja avassaladora e destrua o relacionamento.

Fantasiar, desejar ou idealizar uma pessoa e um relacionamento perfeito, faz parte da construção do envolvimento afetivo. Aliás, isso tem um papel importante para que a intensidade de sentimentos possa acontecer. Porém, não podemos permitir que nos ceguem por muito tempo.

Continua após publicidade

Como lidar com a nova 'personalidade' dele?

Com o passar do tempo, cada uma das partes vai se mostrar mais e mais, e é natural que surjam individualidades e a personalidade de cada um. Assim não se deve desconsiderá-las, mas identificá-las e reconhecê-las para avaliar conjuntamente o que pode ser feito para amenizá-las ou até, quem sabe, se possível, modificá-las; já que numa relação não podemos mudar o outro. Mas cada um pode, através de um suave e natural autoesforço, se empenhar para melhorar.

Muitas vezes o par se cala ao se deparar com alguma frustração e assim sofre em silêncio. Isso fatalmente vai gerar conflitos ou problemas futuros. Portanto, não deixe passar sem se manifestar. Além do mais, esse é o caminho para se chegar a um entendimento ou resolver o problema.

Continua após publicidade