Quais são os efeitos do ecstasy?

por Danilo Baltieri

Resposta: O ecstasy é uma das drogas com maior potencial de aumento de consumo, dentre outras substâncias ilícitas, principalmente por adolescentes e jovens adultos. É conhecida como uma das “club drugs”, devido ao cenário comum de uso: festas club ou dance.

Continua após publicidade

Os efeitos relacionados a essa substância são variáveis e múltiplos, dependendo da dose utilizada, da associação com outras drogas, existência de outras doenças e transtornos psíquicos do usuário, expectativas diante do uso, ambiente do consumo, freqüência do consumo, adulteração do “comprimido” de ecstasy com outras substâncias deletérias (cocaína, metanfetamina, opióides, GHB – Ácido Gama-Hidróxibutírico, ketamina, etc), uso de medicações lícitas para o tratamento de outras doenças, dentre outras.

O ecstasy provoca euforia, sensação de aumento da energia e da libido, hipervigilância, sensação de “comunhão” com as outras pessoas. É muito comum que os usuários dessa substância manifestem a sensação de melhor apreciar as músicas, quando sob o efeito do ecstasy, devido às alterações da percepção.

Entretanto, várias são as repercussões psíquicas negativas do consumo dessa substância, como prejuízo da crítica, inquietação e agitação psicomotora, facilitação para se colocar em situações de risco. Quanto às repercussões físicas, podemos citar a desidratação decorrente da hipertermia, conseqüentes alterações do metabolismo do usuário, falha do funcionamento renal, problemas no fígado, alterações cárdio e cérebro-vasculares etc.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade